Bolsonaro promete indicar Sergio Moro ao STF: ‘Fiz um compromisso com ele’

José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicará o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A afirmação foi feita, nesse domingo (12), durante entrevista ao programa de Milton Neves, na Rádio Bandeirantes.

Durante a conversa, Bolsonaro relembrou que fez “um compromisso” com Moro, pois ele “abriu mão de 22 anos de magistratura” para assumir o ministério em seu governo. “Eu falei: ‘A primeira vaga que tiver lá [no STF], está à sua disposição'”. Durante passagem por Lisboa, em Portugal, no mês passado, Moro disse que uma eventual indicação para o STF “seria como ganhar na loteria”.

A próxima saída prevista na Corte é a do decano Celso de Mello, que em novembro de 2020 completará 75 anos, idade para aposentadoria obrigatória.

Apesar da necessidade de Moro passar por uma sabatina no Senado antes de assumir um possível cargo de ministro no STF, Bolsonaro acredita que não lhe falta “competência”. “Vou honrar esse compromisso e ele será um grande aliado, não do governo, mas do povo brasileiro. Se Deus quiser nós cumpriremos esse compromisso”, ponderou.

Além de Celso de Mello, o ministro Marco Aurélio Mello se aposentará em julho de 2021, abrindo assim outra vaga no Supremo.

A entrevista de Bolsonaro pode ser vista abaixo e a partir do minuto 24 ele fala sobre a ida de Mora ao STF. Até o momento, o ministro não comentou as declarações do presidente.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!