Cadela que atuou nas buscas em Brumadinho se aposenta em SP e é adotada por militar: ‘Parceira de vida’

cadela bombeiros sp
Cadela Sarah foi adotada pelo seu treinador (André Nery/Divulgação)

A cadela Sarah conquistou a tão sonhada aposentadoria após anos de trabalho no Corpo de Bombeiros de São Paulo. Ela que ajudou os bombeiros de Minas nas buscas das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, agora vai descansar as quatro patinhas no lar do seu treinador.

Sarah é uma cadela da raça Labrador Retriever, e trabalhou por cinco anos na corporação. Na última quinta-feira (5), o Corpo de Bombeiros de São Paulo fez uma cerimônia para homenageá-la pelos anos de serviços prestados.

Para um cão fazer parte do time dos bombeiros, ele precisa passar por um período de treinamento e, após ser submetido a exames de certificação, poderá atuar em ocorrências. Em Minas, os cães são divididos em dois grupos: os de busca por odor específico, e os de busca por odor genérico.

Para situações de desastres, como desmoronamentos, soterramentos, rompimentos de barragens, os cães escolhidos são os que são treinados para buscas por odor genérico. Esses animais não têm a dica do que estão procurando, mas são treinados para entrar em um cenário de caos e procurar por pessoas, vivas ou mortas.

Sarah recebeu um certificado de agradecimento (André Nery/Divulgação)

Resgates em Minas e São Paulo

Apesar de não ser um dos cães do bombeiros de Minas, durante o período em que atuou na corporação Sarah participou de diversos resgates, incluindo o rompimento em Brumadinho e o desabamento do prédio no Largo do Paissandu, em São Paulo. Agora, Sarah se aposenta ao lado do cabo Gerson Ferreira, que adotou a cadela.

“A Sarah é uma parceira de vida e esteve ao meu lado nos momentos mais importantes da minha carreira. Trabalhamos juntos em praticamente todas as ações de salvamento desde 2015. Proporcionar uma vida tranquila para ela é o mínimo que posso fazer”, diz Gerson.

Sarah foi adotada pelo seu treinador (André Nery/Divulgação)
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!