Ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul

ciclone rio grande do sul chuvas
Defesa Civil orienta as pessoas buscarem abrigos longe de árvores (Marcelocaumors/Instagram/Divulgação)

Um ciclone extratropical vindo da Argentina deve atingir o extremo sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8) e provocar chuvas de mais de 100 milímetros. Nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Alegrete e São Borja também estão previstos temporais com ventos acima de até 70 km por hora e chuva de granizo.

A orientação da defesa Civil é para que as pessoas busquem abrigos longe de árvores, evite estacionar veículos perto de torres de energia e, se possível, desligue o quadro geral de energia. E, em caso de dúvida, a recomendação é ligar para os bombeiros, 193 ou Defesa Civil, no 199.

Chuva excessiva prolongará enchentes

De acordo com alerta divulgado nessa terça-feira (7) pelo MetSul, parte do Rio Grande do Sul será atingida por temporais com volumes muito altos, que tendem a afetar algumas das áreas mais castigadas por inundações e deslizamentos de terra.

Ainda segudo o comunicado, será um episódio de instabilidade com duração de vários dias. “O novo episódio de chuva é extremamente preocupante porque se dá com o estado ainda em condição crítica. Cairá muita água nas cabeceiras dos rios com elevadíssima probabilidade de mais deslizamentos de terra e quedas de barreiras em rodovias”, diz o site do MetSul.

Nível do Guaíba

O nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, desceu para 5,09 metros, às 11h15, desta quarta-feira (8), conforme monitoramento do Serviço Geológico Brasileiro.

Segundo o órgão federal, o nível de água do rio pode ficar abaixo dos 5 metros ainda hoje, e chegar a marca inferior a 4,8 metros até quinta-feira (9). No entanto, se mais chuvas atingirem a região, as projeções serão alteradas. 

Apesar de a água já estar em processo de descida, o nível do rio ainda está 2 metros acima da cota de inundação, que é quando o volume de água transforma-se em enchente e a causar danos. No Guaíba, a cota é de 3 metros. 

Com Agência Brasil

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!