Ingrediente para ativar ‘slime’ pode intoxicar crianças, alerta Anvisa

YouTube/Reprodução

A slime, famosa massinha de modelar, virou uma febre entre as crianças no começo deste ano. Em Belo Horizonte, por exemplo, houve até oficinas ensinando a criançada a produzir suas próprias massas. Mas um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esta semana coloca a brincadeira em xeque: o borato de sódio, também conhecido como bórax, está sendo comercializado para ativar a massinha e deixá-la mais maleável e firme.

Por ser um produto químico, ele pode provocar náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia com coloração azul/esverdeada, cianose (pele, unhas e lábios azulados ou acinzentados) e queda de pressão, perda da consciência e até choque cardiovascular.

De acordo com a Anvisa, o bórax é utilizado em diversas finalidades, como em fertilizantes, produtos de limpeza e até em medicamentos. Seu uso é recomendado somente para as finalidades autorizadas e nas doses recomendadas pelas autoridades. Sendo assim, ele não deve ser manipulado por crianças.

Em 2002, a Anvisa proibiu um brinquedo, após constatar a presença do bórax.

O que fazer caso intoxicar?

As recomendações da Anvisa, caso alguma criança venha a intoxicar são:

  • Não provoque vômito;
  • Não ingira água, leite ou qualquer outro líquido;
  • Ligue para o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) local. Veja o número do Centro de cada estado e do Distrito Federal clicando aqui;
  • Se recomendado pelo atendente do centro, busque atendimento médico com urgência.

Com informações da Anvisa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!