Daniela Mercury vai processar Eduardo Bolsonaro por vídeo editado: ‘Aos criminosos, a lei’

Daniela Mercury e Eduardo Bolsonaro
Deputado já apagou o vídeo do perfil do Twitter (Reprodução/@danielamercury/Instagram + Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

A cantora Daniela Mercury vai processar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por crime contra a honra, após o parlamentar publicar um vídeo editado da artista. A versão cortada da gravação sugeria que Daniela teria dito que Jesus Cristo “era gay”, o que não aconteceu. De acordo com a Folha de S. Paulo, ela será representada pelo advogado criminalista José Luis Oliveira Lima.

O vídeo original é de um show da cantora em Garanhuns, Pernambuco, em 2018. Durante a apresentação, Daniela Mercury fez um protesto contra a decisão do governo do estado de cancelar a exibição de uma peça que representava Jesus Cristo vivendo nos dias de hoje como uma travesti.

Depois do protesto, a artista ainda fez uma referência ao cantor Renato Russo, dizendo que ele era “gay, muito bicha”. Os trechos de momentos diferentes do show foram cortados e colocados juntos de modo a distorcer completamente as falas de Daniela Mercury.

O vídeo original

Ao protestar contra o cancelamento da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, a artista defendeu a liberdade artística: “não existe uma civilização sem liberdade. Não existe uma civilização na face da terra que não sendo não tenha sido construída a partir das manifestações artísticas de seu povo. Então não me venha agora com ignorância”.

“Censurar uma peça de teatro por convicções religiosas é um absurdo, e isso não pode ser permitido. A nossa
Constituição não deixa isso. A nossa Constituição não é a Bíblia”, completou. A cantora ainda disse que a atriz trans que interpreta Jesus na peça, Renata Carvalho, estava muito magoada.

Ao falar sobre a atriz, Daniela Mercury falou: “ela é Jesus Cristo, sim”, e sobre a própria sexualidade, continuou: “Jesus Cristo, eu estou aqui, eu sou gay, eu sou lésbica. E daí?”.

Ainda durante o show, após criticar a decisão do Governo de Pernambuco, a cantora começou a cantar “Tempo Perdido” e falou sobre o compositor da canção: “meu amigo Renato Russo era gay, gay, muito bicha, muito viado, sim!”.

Edição

Já no vídeo editado, que o deputado Eduardo Bolsonaro já apagou do perfil do Twitter, várias falas separadas de Daniela Mercury aparecem juntas para sugerir que ela disse que Jesus Cristo “era gay, gay, muito bicha, muito viado, sim”.

“Cuidado! Cenas fortes. Efeitos colaterais da abstinência de lei Rouanet. A que ponto a pessoa contaminada chega… Deus, tenha misericórdia deles, eles não sabem o que falam”, escreveu o parlamentar ao publicar o vídeo. Veja a versão distorcida abaixo:

Ao publicar sobre o processo nas redes sociais, Daniela Mercury escreveu: “fake news é crime. Aos criminosos, a lei!”.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!