Encceja: Saiba como fazer o exame que substitui o ensino básico no Brasil

encceja brasil
Gabriel Jabur/Agência Brasíli

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada anualmente, com data marcada pelo INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Atualmente, ele tem como objetivo certificar interessados em concluir o ensino fundamental e o ensino médio.

A prova do Encceja começou a ser aplicada em 2002, porém, naquela época, tinha a finalidade apenas de avaliar os participantes que não frequentavam as escolas e tinham interesse no certificado.

Neste artigo você irá saber todos os detalhes do Encceja, sua inscrição, validade, conteúdos da prova, além de como estudar e quem pode participar. 

O que é Encceja?

Primeiramente, é importante compreender que o Encceja não exige que o participante esteja na escola para realizar a prova, e mesmo em casos em que o ensino fundamental não foi concluído ou iniciado, é possível realizá-lo.

Por funcionar como uma oportunidade para pessoas sem o término dos estudos obterem certificação, o exame se torna uma ferramenta importante para facilitar a entrada no mercado de trabalho.

Aliás, o exame do Encceja é completamente gratuito e foi, em 2017, adotado novamente para a certificação do ensino médio. 

Antes disso, a partir de 2009, o Encceja foi substituído pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que exigia do participante nota superior a 450 nas provas objetivas e 500 na redação. 

Porém, o INEP entendeu que o modelo do ENEM estava relacionado muito mais à entrada na Universidade do que à conclusão do ensino básico. 

Desde então, o Encceja é aplicado conforme regras específicas e graus de dificuldade relativos a estes conhecimentos essenciais.

Quem pode participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos?

Para realizar o Encceja, é preciso apenas que o participante não tenha concluído seus estudos e tenha a ideia mínima de cada etapa do ensino. 

Ou seja, para a certificação do ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos completos e para o ensino médio, de 18 anos completos. 

Além disso, aqueles que tenham realizado a prova do Encceja em anos anteriores e não foram aprovados, podem fazer uma nova inscrição, seja para o conteúdo completo ou mesmo para uma área específica de conhecimento.

Contudo, é preciso ficar atento caso a pessoa tenha se inscrito no ano anterior e tenha faltado à prova. Nesse caso, é preciso apresentar a justificativa ao INEP e aguardar a aprovação.

Caso não queira justificar ou tenha a informação reprovada, a prova do Encceja tem custo único de R$ 40.

Como se inscrever no Encceja?

As inscrições para realizar a prova do Encceja acontecem sempre em janeiro, conforme o calendário disponibilizado pelo INEP

No ano de 2021, por exemplo, as inscrições aconteceram entre 11 e 25 de janeiro e tiveram as datas de prova marcadas para, domingo, 25 de abril.

É importante salientar que é necessário acompanhar a atualização das datas, que podem variar de ano para ano.

A inscrição é realizada pelo site oficial do Encceja e para efetivá-la, o participante precisa ter em mãos os documentos de identificação (RG, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista, se aplicável), endereço e cadastro ativo no site gov.br

Este cadastro é o mesmo realizado por quem acessa informações como FGTS, INSS, Carteira de Trabalho e outros benefícios públicos do Governo Federal.

Atendimento específico, especializado e por nome social

Durante a inscrição para a prova do Encceja, o candidato que necessitar de auxílio em algumas situações pode recorrer ao atendimento específico ou especializado. 

O atendimento específico trata, por exemplo, de gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas. 

Por sua vez, o atendimento especializado é oferecido para pessoas com visão baixa ou monocular, cegueira, surdez, deficiência física, mental, dislexia, autismo ou discalculia.

Por último, é possível se inscrever no Encceja com o nome social, no caso de travestis, transgêneros ou transsexuais e a prova terá a substuição do nome civil em todas as etapas.

Como é a prova do Encceja?

Diferente de uma prova de vestibular, é interessante que o candidato tenha em mente que o Encceja não é uma prova classificatória. 

Ou seja, não há concorrência entre os participantes, e o resultado da prova gera um certificado de conclusão ou uma declaração parcial de proficiência.

O certificado de conclusão é adquirido quando o participante atinge a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. 

Caso ele não consiga a nota mínima em todas as provas, aquelas que tiverem uma média superior ao necessário são validadas de forma individual, gerando a declaração parcial de proficiência. 

Ou seja, o participante é aprovado em parte do exame e, na próxima edição do Encceja, pode fazer apenas as disciplinas que faltaram.

As provas do Encceja acontecem de manhã e de tarde, em um único dia, com tempo máximo de nove horas de prova. 

Diferenças entre as provas do Encceja para os ensinos fundamental e médio

Para o certificado de conclusão do ensino fundamental, o Encceja aplica quatro provas, cada uma para as seguintes disciplinas:

  • Ciências naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa com redação, inglês e espanhol, artes e educação física
  • História, geografia, filosofia e sociologia

Já a prova do Encceja para certificação de conclusão do ensino médio é similar à do Enem, sendo dividida em:

  • Ciências humanas e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Matemática e sua tecnologias
  • Redação

Cada prova, nas duas modalidades, possui 30 questões e cada uma delas vale quatro pontos. Para a aprovação, o aluno precisa atingir, no mínimo, 100 pontos por matéria. 

Além disso, deve obter pelo menos 50% na redação do Encceja, que vale 10 pontos.

Diferenças entre o Encceja e o Enem

Ainda que ambos sejam exames propostos pelo Ministério da Educação, e que o Enem já tenha substituído o Encceja, é necessário compreender a diferença entre ambos. 

Enquanto o Enem é para quem pretende ingressar no ensino superior através do SISU ou Prouni, o Encceja é para retirar as certificações do ensino fundamental ou médio.

Ou seja, quem consegue ser aprovado pelo Encceja pode, posteriormente, se candidatar à prova do Enem.

Confira, abaixo, as principais diferenças entre o Encceja e o Enem.

Encceja:

  • Certificação para o ensino fundamental e médio
  • Inscrições gratuitas
  • Um dia de provas
  • 120 questões (cada uma valendo 4 pontos) e redação valendo 10 pontos
  • Pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e 5 na redação

Enem:

  • Permite o acesso ao ensino superior
  • Inscrições pagas
  • Dois dias de provas
  • 180 questões e redação valendo 100 pontos
  • Pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas e maior que zero na redação

O que estudar para o Encceja?

Quem pretende estudar para a prova do Encceja precisa conhecer o conteúdo que é exigido. De modo geral, ele é o mesmo aplicado no ensino tradicional e possui níveis diferentes para o ensino fundamental e médio.

O Governo Federal, através do site do INEP, disponibiliza apostilas dedicadas com o conteúdo. Dessa forma, o candidato pode se preparar de forma efetiva.

Uma outra opção para testar os conhecimentos antes de realizar a prova é conferir os gabaritos e aplicações anteriores, que também estão disponíveis no site.

Por último, uma dica que pode ser útil para candidatos que não se sentirem preparados para todas as provas, é realizar o exame de forma gradativa. 

Ou seja, é possível fazer apenas algumas disciplinas da prova do Encceja em determinado ano, e realizar outras nos anos seguintes. Assim, há mais tempo para se preparar para cada uma delas.

Onde as provas são aplicadas?

A prova do Encceja é aplicada em todos os estados do país e no Distrito Federal. A localização exata onde o participante fará a avaliação depende do local de residência do mesmo.

Após a inscrição, é possível acessar o Cartão de Confirmação e verificar onde será feita a prova.

Como pegar o certificado do Encceja?

Uma dúvida muito comum aos candidatos que realizam o Encceja é sobre como obter o certificado de aprovação. 

Por isso, é importante saber que o INEP apenas aplica e corrige as provas, porém, não emite a certificação de conclusão ou a declaração parcial de proficiência. 

Esta tarefa fica sob responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais, através de parceria com o órgão.

Logo, é preciso ficar atento durante a inscrição para escolher o local de preferência, onde será emitido o certificado. A solicitação só pode ser feita após a liberação dos resultados do exame.

Reaplicação da prova pode ser solicitada em casos específicos

As reclamações relacionadas à logística na hora de realizar o Encceja são constantes. Por isso, o INEP permite, em alguns casos, que o candidato solicite a reaplicação da prova.

Isso deve ser feito em até cinco dias após a data da prova.

São consideradas situações atípicas como chuvas, alagamentos, falta de energia elétrica ou mesmo estrutura imprópria. Todavia, é preciso entender que é necessário que seja um caso excepcional.

Para solicitar a reaplicação da prova do Encceja, o candidato deve registrar o pedido na Página do Participante, mediante identificação com CPF e senhas cadastrados.

Após resposta do INEP, os casos aprovados serão informados com nova data e horário para a reaplicação do exame.

Encceja Exterior aplica provas para brasileiros em outros países

Existe uma modalidade do Encceja, conhecida como Exterior, que tem a finalidade de emitir os mesmos certificados da prova tradicional para residentes fora do Brasil. 

Os requisitos são os mesmos, contudo, é importante verificar quais cidades e países estão aptos a aplicar a prova. A inscrição é realizada no mesmo site do INEP, e na edição de 2021, a prova aconteceu em 18 cidades de 12 países. 

Dentre eles, estão:

  • Bélgica
  • Espanha
  • Estados Unidos
  • França
  • Guiana Francesa
  • Itália
  • Japão
  • Portugal
  • Reino Unido
  • Suíça
  • Suriname

O Encceja Exterior é uma parceria do INEP com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL)

O Encceja PPL é destinado a jovens e adultos encarcerados que cumprem medidas socioeducativas. Ou seja, que se encontram presos no momento de realizar a prova.

O conteúdo da prova aplicada na modalidade PPL é o mesmo da prova convencional, contudo, são estabelecidas datas específicas para sua realização.

Em Minas Gerais, no ano de 2019, 10,5 mil presos fizeram a prova, conforme noticiado pelo BHAZ.

Nesses casos, as penitenciárias e as unidades socioeducativas precisam aderir ao modelo e indicar o responsável pedagógico que irá supervisionar a aplicação.

É importante ressaltar que tanto o Encceja tradicional quanto o PPL oferecem acessibilidade aos participantes que precisam de acompanhamento especial, como portadores de deficiências físicas ou intelectuais, além de dislexia, autismo, déficit de atenção e outros.

Confira todas as notícias do BHAZ sobre o Encceja. E não deixe de acompanhar o Portal BHAZ para ficar por dentro dos principais assuntos de Belo Horizonte, Minas Gerais e Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!