Enem 2016: Evite surpresas na hora da prova; confira dicas do Ministério da Educação

Reprodução/EBC

Começa neste sábado (5) a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. O estudante deve ficar atento às instruções do Ministério da Educação (MEC) para realizar um bom exame. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30.

Confira algumas orientações do MEC:

Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília/DF.

Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h30min, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do exame.

Apresentação de documento

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto.

Serão aceitos as carteiras de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; e passaporte.

Outros documentos aceitos são a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade; Certificado de Dispensa de Incorporação Certificado de Reservista; identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o Participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame.

O que levar?

Cada participante inscrito deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta. A confirmação da inscrição e documento com foto também serão exigidas no dia da prova.

Dicas

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:

Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.

Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame.

Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro PARTICIPANTE, durante as provas.

Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação.

Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.

Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.

Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas.

Não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas.

Não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas.

Ausentar-se da sala de provas com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação e a Folha de Rascunho

Não atender às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame.

Não guardar, desligados, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular, quaisquer outros equipamentos eletrônicos e outros objetos.

Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Exame ou de outro participante.

Recusar-se, injustificadamente, a ser submetidas à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente.

Não aguardar em sala de provas das 13h00min as 13h30min para iniciar as provas.

Não apresentar, no prazo estipulado, os documentos solicitados pelo Inep.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.