Após morte de golden retriever, Gol suspende transporte de pets em porão de aeronaves

morte golde retriever gol suspende transporte
Após a morte do golden retriever Joca, a Gol suspendeu o transporte de pets no porão da aeronave por 30 dias (Redes Sociais)

Após a morte do golden retriever Joca, a companhia aérea Gol anunciou que vai suspender, por 30 dias a partir desta quarta-feira (24), o transporte de pets no porão da aeronave. O serviço para os clientes que desejam e podem levar os animais dentro da cabine vão continuar.

A decisão da companhia ocorre após a repercussão do erro que gerou a morte de Joca. O cachorro deveria ser transportado de Guarulhos para Sinop, no Mato Grosso, mas foi levado para Fortaleza, no Ceará.

De acordo com o tutor, João Fantazzini, o veterinário deu um atestado indicando que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia. Com o erro do trajeto, Joca demorou três horas para chegar em Fortaleza. Depois, o cachorro esperou por mais cerca de uma hora e meia no terminal, até voltar, por mais três horas e meia, a São Paulo.

Em nota enviada ao portal BHAZ, a Gol afirmou que se solidariza com o sofrimento do tutor de Joca e diz que tem oferecido o suporte necessário, além de apurar detalhes do ocorrido.

A empresa também declarou que a decisão de suspender os serviços ocorre para que seja possível dedicar-se completamente à investigação do caso.

Para os clientes que contrataram o serviço, agora suspenso, a opção é a restituição do valor, inclusive da passagem, ou adiar a viagem até o fim deste ano. Mais abaixo, leia a nota na íntegra.

Ministro diz que vai investigar morte de Joca

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva, anunciou nessa terça-feira (23) que a pasta vai investigar o caso juntamente com a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.

De acordo com Silvio Costa, o objetivo das autoridades federais é esclarecer as circunstâncias da morte do cão o quanto antes.

“A gente tá integrado com a Anac e criou um grupo de trabalho interno para averiguar e checar junto às companhias aéreas para o quanto antes isso [a morte do cão Joca] seja esclarecido à sociedade brasileira. E, segundo, a gente quer cada vez mais, com todos que defendem essa causa, pensar ao lado da Anac, políticas públicas em defesa da causa animal no Brasil, que é uma defesa de todo o povo brasileiro”, afirmou.

O anúncio ocorreu depois de uma audiência do ministro com o deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil) e o deputado estadual Rafael Saraiva, do mesmo partido.

Leia a nota da Gol, sobre a suspensão dos serviços, na íntegra

Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a GOL suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para Clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.

Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por  restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024.

Aqueles Clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem.

As equipes de aeroportos da GOL estarão à disposição para dúvidas ou através da central de atendimento pelo 0800 704 0465.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!