‘Constrangimento generalizado’: Goleiro do Vasco desabafa após troféu polêmico

Instagram/Reprodução

O goleiro Sidão, do Vasco da Gama, postou um desabafo após ganhar o troféu do “Craque do Jogo”, mesmo após ter cometido grandes falhas e o time ter perdido por 3×0 para o Santos, nesse domingo (12). O troféu é concedido pela Rede Globo, por meio de votação popular na internet. Após o constrangimento, a emissora decidiu mudar os critérios de escolha.

Durante o jogo entre Santos e Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, o goleiro Sidão teve falhas recorrentes que levaram o time carioca a perder por 3×0. Logo após o primeiro gol sofrido, um movimento na internet pedia para que todos votasse em Sidão para ser o “Craque do Jogo”. Com isso, ele foi eleito com 90% dos votos. Porém, a brincadeira tornou-se um verdadeiro constrangimento para o goleiro e também para a repórter da Globo.

Logo após o término da partida, no Pacaembu, em São Paulo, a repórter Julia Guimarães, visivelmente constrangida, se dirigiu para conversar com o goleiro.

“Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de ‘Craque do Jogo’. Foi uma votação feita apenas por torcedores na internet. É um jogo que foi complicado para você, uma partida bastante difícil, mas… É… Fica aqui esse troféu para você”, disse a repórter. Sidão apenas se calou e se dirigiu ao vestiário.

A repórter teria chorado após a entrevista ao vivo. Quem confirmou a informação foi o repórter da equipe esportiva da Transamérica de São Paulo, Marco Bello. Ele fez um post em sua conta no Twitter:

Nesta segunda-feira (13), o goleiro fez uma postagem em seu perfil pessoal no Instagram e pediu respeito. “Uma trajetória com muita luta, sempre foi assim a minha vida. ‘Do Caos, surgem as oportunidades.’ Que esse constrangimento generalizado toque cada um de nós (atletas, jornalistas, técnicos, dirigentes, agentes, torcedores..), enfim, todos aqueles que buscam e tentam fazer um futebol melhor, tendo como pilar principal o RESPEITO PROFISSIONAL”, escreveu o jogador.

Com a grande repercussão negativa, a Globo decidiu mudar os critérios de votação, que agora também contará com o voto dos comentaristas de cada partida. Além disso, a emissora pediu desculpas ao atleta vascaíno.

“O Grupo Globo pede desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão”, disse a Globo em nota.

A repórter Julia Guimarães encontrou com Sidão após o jogo e pediu desculpas pessoalmente. Ela também fez uma postagem e disse estar com a “consciência tranquila”.

O Vasco da Gama também emitiu uma nota em repúdio ao que chamou de “exposição equivocada, constrangedora e desnecessária”. O clube ainda reiterou que “respeita a opinião pública e convive harmonicamente com reivindicações e críticas de seus torcedores e de todo o ambiente do futebol”. (veja a nota completa ao fim da matéria)

A página Desimpedidos, famosa pelas brincadeira envolvendo futebol, foi uma das responsáveis por ajudar a viralizar a campanha para que o goleiro fosse eleito.

Através do Twitter, alguns times manifestaram solidariedade ao goleiro.


O comentarista Walter Casagrande, da TV Globo, também se solidarizou com o jogador e fez um post no seu Instagram, com os seguintes dizeres: “Eu quero pedir desculpas ao Sidão por esta ironia de mau gosto com esse troféu ridículo. o Sidão é um trabalhador honesto e merece respeito de todos. me desculpe mesmo!”

Instagram/Reprodução

Nota do Vasco da Gama

“O Club de Regatas Vasco da Gama repudia a exposição equivocada, constrangedora e desnecessária do atleta Sidão em rede nacional ao fim do jogo contra o Santos, em uma infeliz entrada ao vivo para a entrega de um prêmio que evidentemente não representava o espírito proposto. O Clube entende que a ironia, não por outra razão também chamada de “espírito esportivo”, faz parte do futebol. Da mesma forma, o Clube respeita a opinião pública e convive harmonicamente com reivindicações e críticas de seus torcedores e de todo o ambiente do futebol. No entanto, o episódio deste domingo (12/05) vai muito além desta questão. O Clube está convicto de que ele poderia ter sido perfeitamente evitado. A partir deste caso didático, a própria Rede Globo já anunciou que reverá os critérios de votação durante as partidas de futebol, uma maneira de evitar a repetição de situações desrespeitosas a outros profissionais e a depreciação de um importante produto de suas transmissões. Acreditamos que a emissora – uma importante parceira não apenas do Vasco da Gama, mas do futebol brasileiro – terá a habitual sensibilidade para conduzir este caso e, se assim entender, manifestar publicamente um pedido de desculpas ao Club de Regatas Vasco da Gama e a seus torcedores, assim como já o fez ao profissional Sidão.

Manifestamos nossa solidariedade ao atleta Sidão e aproveitamos ainda para agradecer a demonstração de apoio de diversos profissionais, com destaque para o comentarista Walter Casagrande Jr., que reconheceu o deslize, mesmo estando presente na citada transmissão. Este espírito deve guiar a boa convivência no esporte.

Club de Regatas Vasco da Gama

Diretoria Administrativa”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!