Para baratear combustível, governo deve aumentar percentual de etanol na gasolina ainda em 2025

14/03/2025 às 14h03 - Atualizado em 14/03/2025 às 14h51
aumentar percentual etanol gasolina
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O percentual de etanol anidro na gasolina comercializada no Brasil deve subir para 30% ainda em 2025. A medida foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista à TV Globo e ao g1. Atualmente, a mistura está em 27%, mas a Lei do Combustível do Futuro, sancionada no ano passado, permite a adição de até 30%.

“Aumentar a mistura trará vantagens tanto na sustentabilidade quanto na economia, pois reduz o custo da gasolina”, explicou.

Veja também


Segundo Silveira, o aumento da proporção de etanol na gasolina pode tornar o Brasil autossuficiente na produção do combustível, reduzindo a dependência das importações e possibilitando uma nova discussão sobre a precificação, que hoje é influenciada pelo mercado internacional e cotada em dólar.

A decisão é respaldada por estudos técnicos realizados pelo Instituto Mauá, que concluíram que a nova mistura é segura para os motores. Testes foram feitos em veículos flex e em uma amostragem de 17% dos modelos movidos exclusivamente a gasolina, incluindo importados e nacionalizados. Os resultados, segundo o ministro, foram positivos.

Além dos benefícios ambientais, Silveira destacou que o aumento da participação do etanol pode reduzir o preço da gasolina para os consumidores, uma vez que o biocombustível tem custo inferior ao da gasolina fóssil.

Os estudos de viabilidade serão encaminhados ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão responsável por assessorar o presidente da República e que deve definir o início da implementação da nova mistura ainda neste ano.

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ