Apoiadores erram sobrenome e presidente vira ‘Bolsolnaro’ nos assuntos mais falados do Twitter

hashtag bolsonaro erro
Usuários do Twitter questionaram se a hashtag está sendo postada por robôs (Marcello Casal JrAgência Brasil + Twitter/Reprodução)

Eleitores de Jair Bolsonaro (sem partido) levaram uma hashtag de apoio ao presidente ao primeiro lugar nos assuntos mais comentados do Twitter nesta segunda-feira (27), mas com um detalhe: o sobrenome do presidente foi escrito errado e ele acabou virando Jair “Bolsolnaro”.

A hashtag #FechadoComBolsolnaro foi levantada para demonstrar apoio ao presidente depois dos eleitores terem se dividido por causa das denúncias feitas pelo ex-ministro Sergio Moro. Apesar de incluir publicações de suporte, a hashtag também é usada ironicamente e a atitude dos apoiadores é ridicularizada na rede social pelo erro na grafia.

+ Queda de Moro divide apoiadores de Bolsonaro; presidente é chamado de ‘traidor’

O erro de escrita também levantou a possibilidade de contas falsas e robotizadas estarem postando a hashtag, para que ela chegasse ao topo dos assuntos. Usuários do Twitter estão marcando o perfil do Bot Sentinel, site que identifica contas de robôs nas redes sociais, para que ele investigue os perfis.

Hashtags e ‘bots’

Com frequência, perfis do Twitter se juntam para levar hashtags aos assuntos mais falados da rede social. Com tópicos normalmente relacionados à política e ao entretenimento, o objetivo dos usuários é chamar a atenção para algo que está acontecendo, mostrar que um grande número de pessoas está mobilizado para falar sobre o assunto e trazer curiosidade.

Uma grande quantidade de perfis robotizados, porém, consegue levantar um assunto com facilidade e fazer com que pareça que muitas pessoas concordam com o posicionamento que é defendido na hashtag. O criador do Bot Sentinel, Christopher Bouzy, começou a perceber nos últimos dias que o site que detecta “bots” tem se tornado muito popular no Brasil.

Ele também constatou que, nesta segunda-feira, o site registrou, pela primeira vez, uma hashtag brasileira levantada por um número enorme de perfis robotizados. Normalmente, as hashtags que chegam ao topo da lista do Bot Sentinel são dos Estados Unidos, mas, desta vez, #MaiaTemQueCair foi o assunto mais comentado por perfis não-autênticos.

Na sexta-feira (24), dia em que Sergio Moro deixou o Ministério da Justiça, o Bot Sentinel publicou que a hashtag #FechadoComBolsonaro, que estava entre os assuntos mais comentados do Twitter, estava sendo postada por um grande número de robôs.

O criador do site percebeu uma atividade tão grande de brasileiros na plataforma que, agora, considera criar uma versão brasileira do Bot Sentinel. “Eu não sei como o BotSentinel.com ficou tão popular no Brasil, mas estou considerando localizar/traduzir o site para português por causa da demanda”, postou Christopher Bouzy.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!