Homem amputado é deixado em porta de hospital e cena gera revolta

homem perna amputada abandonado
Homem sem as duas pernas estava na calçada, em frente à unidade de saúde (Reprodução/Redes sociais)

Uma cena em frente ao Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, gerou revolta nessa segunda-feira (10). Um homem amputado, que estava internado na casa de saúde, foi encontrado sozinho, deitado na calçada.

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o homem conversando com pessoas que o acharam no local. Segundo o O Globo, ele relatou a uma professora que os próprios maqueiros do hospital o deixaram lá.

Ainda de acordo com o homem, uma assistente social do hospital chegou a dizer que “não poderia fazer mais nada por ele” antes de ser deixado do lado de fora. Nas imagens, ele aparece de fralda e com uma sonda.

‘Ocupando o leito de uma pessoa que precisava’

De acordo com o relato de Tatiana Cristina, que tentou ajudar o homem, o hospital já conhece o paciente e ele foi abandonado depois que deixou um abrigo em Búzios, na região dos Lagos. Ela falou sobre a situação ao jornal Extra.

“Eu fiquei indignada com aquilo tudo, então procurei a coordenação do hospital. Eles me falaram que ele não queria ligar para a família e foi uma escolha dele ir embora. Porém, o homem me contou que a assistente social disse que não poderia fazer mais nada por ele e que ele estava ocupando o leito de uma pessoa que precisava”, disse.

Em nota ao BHAZ, o Hospital Municipal Pedro II informa que abriu uma sindicância para apurar o caso. Além disso, demitiu os dois funcionários que levaram o homem à calçada enquanto o serviço social “buscava um abrigo para o cidadão”.

“A direção da unidade está colhendo os depoimentos e analisando as câmeras de vigilância para apurar detalhadamente o caso. No momento, o usuário foi transferido para uma unidade de baixa complexidade, enquanto aguarda um abrigo social”, diz.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e aguarda retorno com um posicionamento.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!