Jornalista da CNN desabafa após sofrer ameaças de morte: ‘Não passo pano pra criminoso’

Daniela Lima CNN
Página falsa do G1 disse que Daniela Lima apoiou o incêndio da estátua de Borba Gato, em São Paulo (Reprodução/@danielalimajornalista/Instagram)

Daniela Lima, jornalista do canal CNN Brasil, compartilhou nesta segunda-feira (26) durante o telejornal matutino CNN 360º que tem recebido diversas ameaças de morte pelas redes sociais. Tudo começou depois que uma página do Twitter, fingindo ser o portal G1, publicou um meme no qual a âncora teria apoiado o incêndio contra a estátua do bandeirante Borba Gato, em manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último sábado (24).

“Tenho sido vítima, nas últimas semanas, de uma série de distorções, edições maldosas cuja pior interpretação possível é sempre dada a trechos de coisas que eu disse. Pois bem, no último final de semana, esse ataque escalou e fui vítima de algo que não disse”, conta ela.

Pelo Twitter, a âncora compartilhou prints de algumas mensagens que recebeu. “O faço apenas para registrar o efeito prático da ‘piada'”, escreveu ela.

‘Eu não passo pano para criminoso’

Ainda durante o programa desta segunda-feira, Daniela Lima diz ter sido surpreendida por toda a repercussão, enquanto aproveitada sua folga do trabalho. “Estava na minha casa e fui surpreendida com uma série de ataques resultantes de uma mentira, mentira travestida de piada. Queria olhar para as pessoas que foram até as minhas redes dizer que eu deveria morrer, que iam incendiar minha casa, assassinar os meus pais”, desabafa.

A jornalista garante, ainda, que todos os responsáveis pelos ataques serão punidos. “Eu não passo pano para criminoso e quem vai nas redes sociais, covarde, atacar a mim e minha família com base em mentiras, vai ter que ser responsabilizado. Internet não é terra de ninguém! Essa covardia, vândalos da imagem pública e da vida pessoal das pessoas, isso precisa acabar!”, disse.

Assista abaixo:

Ataques não são inéditos

Essa não é a primeira vez que a jornalista sofre ataques de apoiadores do governo Bolsonaro. Trechos do telejornal fora do contexto serviram, inclusive, para que Daniela Lima fosse insultada pelo próprio presidente (veja aqui).

Em junho, o político chamou a jornalista de “quadrúpede” durante uma conversa com apoiadores. “É uma quadrúpede. Afinal de contas, acho que não preciso dizer de quem ela foi eleitora no passado, né? De outra do mesmo gênero”, declarou Jair Bolsonaro, rindo.

Tudo aconteceu depois que Daniela apresentou, durante o jornal, dados sobre a geração de empregos no Brasil. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), 120.935 carteiras haviam sido assinadas em abril (veja aqui).

E embora o número esteja na casa dos cem mil, era o menor do ano até aquele momento. Então Daniela disse: “Não saia daí porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos”. A partir disso, algumas pessoas usaram o trecho do vídeo para atacá-la nas redes sociais.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!