Após disputa judicial, Josué deixa casa da família Poncio e encontra mãe biológica em Fortaleza

josué-e-myllena
Josué foi entregue para a mãe biológica nesta terça-feira (Reprodução/@_mirelly_costaof/Instagram)

O menino Josué, que havia sido adotado por Sarah Poncio e Jonathan Couto, já está em Fortaleza, com a mãe biológica. O ex-casal teve que devolver a criança, que estava em processo de adoção, a Myllena Costa após uma decisão Judicial. O garotinho viajou nesta terça-feira (14) e a tia biológica se pronunciou sobre a devolução, dizendo que tem “provas” que podem tirar novamente a guarda de Josué da família biológica.

Myllena Costa, a mãe biológica do menino, postou em seu Instagram a notícia de que Josué já está com ela. Nas informações do perfil da mulher, consta que ela é mãe de “Davi Lorenzo”, nome de registro da criança, que passou a ser chamada de Josué quando foi viver com os Poncio.

Ela ainda compartilhou algumas mensagens recebidas no Instagram, em que uma pessoa a ameaçou de morte por conta do caso. “Querer meu filho de volta é errado. Me arrepender é errado. Se daqui a 18 anos ele se perguntasse quem era a mãe biológica dele, se estava viva ou o motivo pelo qual ele foi adotado. Isso talvez também indignasse a todos”, escreveu Myllena.

Em uma outra mensagem compartilhada por Myllena, uma pessoa sugeria que ela fizesse um acordo com Sarah para dividir a guarda da criança. “Como o menino vai ficar lá e cá, gente? Sem senso! É uma viagem longe e cansativa, pelo amor de Deus”, respondeu a mãe de Josué.

Ex-babá dos Poncio diz ter provas contra Myllena

Cyntia Cyndel, tia biológica de Josué, é ex-babá da família Poncio e foi quem levou o menino para ficar sob os cuidados de Sarah e Jonathan. Nesta terça-feira, ela se pronunciou sobre a devolução de Josué. “Olha, Deus sabe o que faz viu, porque se não fosse por conta da minha filha eu não me responsabilizaria pelos meus atos”.

“Eu que fiz de tudo… Ai, que raiva! Porque a mãezona lá, com um filho de quase um ano de idade e só com uma vacina tomada”, disparou Cyntia sobre a mãe biológica de Josué. “Bebêzinha, levanta a mão para o céu e dá graças a Deus, porque eu não fui na delegacia e estou caladinha aqui”.

Ela acrescentou: “Porque no dia que eu resolver ir na delegacia e dar parte de você com todas as provas que eu tenho eu consigo tirar a guarda de você, tá bom? Ainda não me desceu essa história de ela falar que não entregou a criança para adoção, que deu para mim só para ela passar uns dias no RJ”.

“Mas eu tenho como provar, e como eu tenho. Me segurei por muito tempo, já há tempos que ela vem falando merda e eu calada, por conta do meu trabalho, por conta de tudo, porque tudo na internet quanto mais você mexe, pior fica, mas agora não deu”, finalizou Cyntia.

Sarah posta versículo de Josué

Sarah Poncio, por sua vez, se limitou a compartilhar em seus stories um versículo da Bíblia de um trecho do livro de Josué, além de postar mais registros da criança. Jonathan Couto, o pai adotivo do menino, também postou uma foto junto com ele.

O pastor Marcio Poncio, pai de Sarah, postou um desabafo ao registrar a ida da criança para o aeroporto. “Vai meu amor, e cumpra o seu propósito, te demos amor, carinho e proteção, mas sem esquecer que representávamos um amor maior, o amor e o cuidado do Pai na sua vidinha”, disse.

“Que Ele agora decida sobre o seu destino, que ele te abençoe, te dê paz, prosperidade, saúde e te conduza no caminho Dele, onde nos encontraremos em breve. Eu te amo, meu netinho. Vou te amar para sempre”, continuou.

‘Mais um neto que perco’

Marcio acrescentou: “Que dor insuportável, mais um neto que perco mesmo estando vivo. Eu te amo, meu filho, eu te amo com todas as minhas forças”. O pastor também compartilhou uma foto da criança chegando no Ceará.

“Peço a oração de todos vocês em torno desse menino”, pediu Marcio Poncio. Gabi Brandt, cunhada de Sarah Poncio, também postou vários registros do garotinho. Em um deles, a influenciadora digital escreveu: “Deus sabe de todas as coisas, e Ele vai cuidar de você, pequeno!!!”.

Internautas ficam indignados

O nome de Josué ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter na tarde de hoje (14), após o garotinho chegar em Fortaleza. Muitos internautas demonstraram indignação e tristeza por ele ter sido separado de sua mãe adotiva, que cuidou dele por quase 2 anos.

“Mal demais com essa história. Sério. A cara desse bebê saindo do RJ todo feliz sem saber o que o aguarda, e chegando lá completamente já com a expressão diferente, meio tristinho… Parece que sentindo já. Que Deus proteja o Josué de todo e qualquer mal!”, escreveu Isabela Freitas.

Uma internauta associou o caso com uma parte da Bíblia: “O caso do Josué me lembra muito o julgamento de Salomão. ‘E mandou trazer uma espada. Quando lhe apresentaram a espada, o rei declarou: ‘Cortai o menino vivo em dois, e dai metade a uma e metade à outra’”.

‘Nunca vou entender’

“Como uma mãe deixa levar o seu filho com meses de nascido pro Rio de janeiro e só depois que a criança faz 2 anos, que ela vai atrás da guarda dele e diz não ter deixado.. Ela deixou o menino fazer umas férias de mais de 1 ano? Nunca vou entender a Sarah perder a guarda do Josué!”, opinou outra pessoa.

Entenda o caso

Josué estava em processo de adoção por Sarah Poncio e Jonathan Couto há alguns meses. No entanto, na semana passada, os influenciadores digitais receberam a notícia de que teriam que devolvê-lo à mãe biológica (relembre aqui).

A assessoria da família Poncio confirmou a informação através de uma nota oficial: “A família da apresentadora e influenciadora digital Sarah Poncio vem a público se pronunciar sobre a decisão da mãe biológica de Josué Marcio de solicitar a guarda da criança, interrompendo um processo de adoção já em andamento, iniciado por Sarah”.

“Ao tomar conhecimento dos fatos, a família Poncio se encontrou em uma situação onde nenhuma família deveria vivenciar: a perda irreparável de uma criança. Ao primeiro contato de olhares, Sarah se sentiu conectada com Josué”, continua o comunicado.

A nota diz ainda que a decisão de adotar Josué teve como base a “esperança de resgatar uma criança em situação de vulnerabilidade social, provendo um lar adequado, repleto de amor e carinho. Todo o processo correu com o respaldo da lei, além de aprovação e bem entendimento de ambas as partes”.

Caso de Josué é raro no sistema

A devolução de Josué despertou diversas dúvidas nos internautas, que questionaram se a prática é comum nos processos de adoção no Brasil. A advogada da família Christiane de Moura Lima explicou ao BHAZ que isso é uma raridade depois que a família adotiva passa pelos critérios.

Durante o processo, a família passa por uma análise feita pela Vara da Criança e Adolescente justamente para evitar que a devolução aconteça. “É feito um estudo para saber se tem alguém da família que pode ficar com ela e se é interessante manter essa criança no convívio dessa família”.

“A gente não vê muita notícia de devolução porque, na maioria dos casos, a adoção só acontece quando a criança não tem nenhuma possibilidade de permanecer dentro da família biológica. Essa probabilidade [de devolução], então, é quase nula”, esclareceu a advogada.

‘Adoção à brasileira’

O processo de adoção oficial de Josué corria sob segredo de Justiça, portanto, não é possível ter acesso aos detalhes do caso. “Acredito que tenha havido uma tentativa de ‘adoção à brasileira’, antigamente tinha muito isso de ‘fulano’ ganhar um neném e não ter condição de cuidar, aí outra pessoa pegava a criança e registrava”, disse Christiane.

Como a guarda definitiva ainda não tinha sido dada a Sarah e Jonathan, a mãe biológica acabou se arrependendo. “De início, ela pode ter até concordado devido as dificuldades – a gente não tem acesso aos autos pra saber – mas depois que é dada a guarda definitiva, ela é irreversível”, explicou.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!