Mãe e avó são presas por deixarem menino autista trancado em canil

Criança mantida em canil
Mãe e avó materna mantinham garoto em cárcere privado (Polícia Civil do Rio de Janeiro/Divulgação)

Uma criança autista de 8 anos, que era mantida em cárcere privado dentro de um canil, foi resgatada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta semana, após denúncias de vizinhos. O menino sofria maus-tratos por parte da mãe e da avó materna, que foram presas em flagrante no local.

Depois de receberem as denúncias, os policiais civis da 54ª DP de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, se uniram com Conselho Tutelar do município e resgataram o garotinho em uma ação conjunta realizada nessa segunda-feira (17). De acordo com a Polícia Civil, a criança foi encontrada dentro do canil, com diversos ferimentos no corpo, desidratada e desnutrida.

Canil
Menino era mantido preso em canil (Polícia Civil do Rio de Janeiro/Divulgação)

O menino foi encaminhado para receber tratamento multidisciplinar e está internado, já que seu estado de saúde é delicado. A mãe e a avó da vítima foram levadas ao sistema prisional e ficarão à disposição da Justiça.

Ao G1, o delegado José Mário Salomão afirmou que, além do cárcere privado, a mãe e a avó do menino também foram indiciadas pelo crime de tortura. Se condenadas, as penas somadas podem ultrapassar os 15 anos de prisão. O delegado ainda destacou o trabalho do Ministério Público da Infância de Belford Roxo: “A promotora está fazendo um trabalho magnífico lá. Em menos de 10 dias ela já resgatou 6 crianças em situações de risco”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!