Motoboy vítima de racismo ganha emprego de ‘ídolo’ do marketing

matheus motoboy
Matheus já ganhou moto, computador, bolsa de estudos e R$ 200 mil (Reprodução/Twitter + Reprodução/Instagram/@avellarrapha)

A onda de solidariedade que tomou a vida do motoboy Matheus Pires desde que ele foi humilhado por um cliente há uma semana ainda não acabou. Depois de ganhar uma moto nova, um computador e mais de R$ 200 mil arrecadados em uma vaquinha online, agora ele ganhou a oportunidade de trabalhar com o que gosta. Nesta semana, Matheus foi contratado por uma grande agência de publicidade de São Paulo.

O convite foi feito pelo empresário Rapha Avellar – dono da Agência Avellar e da Cria School – de quem Matheus já era fã há alguns anos. O Matheus é um dos 27 mil DM’s que eu devo ter respondido nesses últimos anos. Ele era muito fã, seguia a agência antes mesmo de me seguir e era super interessado no conteúdo” contou Rapha ao UOL.

Matheus também disse ao site que ele sempre se interessou por edição de vídeos e marketing digital e chegou a tentar uma carreira enquanto ainda estava no Ensino Médio. Na época, ele montou uma microempresa com alguns colegas, mas precisou desistir. Eu não consegui pagar o computador, tive que vender, perdi o trampo fixo de jovem aprendiz que eu tinha. Vendi pelo valor das parcelas que estava faltando para pagar”.

Ver essa foto no Instagram

Obrigado pelo carinho, sem palavras pra agradecer!!!

Uma publicação compartilhada por Matheus Pires (@matheuspiresdd) em

‘Nada é por acaso’

Desde então, Matheus continuou trabalhando apenas como motoboy, atividade que estava exercendo quando foi humilhado por um morador de um condomínio de luxo de Valinhos, no interior de São Paulo. Com a repercussão das imagens, o novo chefe de Matheus percebeu que o entregador do vídeo era o mesmo rapaz com quem ele já havia trocado algumas mensagens anteriormente.

Foi aí que ele decidiu procurar novamente o jovem e se oferecer para ajudar. “Só te digo uma coisa: nada acontece por acaso e a forma como você se comportou é exatamente o motivo das coisas maravilhosas que vão acontecer contigo agora. Conta comigo se quiser refletir algumas decisões importantes para você”, dizia a mensagem que Rapha enviou para o jovem.

Além do emprego na agência, Matheus ganhou também uma bolsa de estudos para o curso de marketing da escola de Rapha. Ele também vai receber uma mentoria financeira de um profissional que conheceu através de Rapha.

Relembre o caso

Matheus ficou conhecido nas redes sociais no início deste mês, quando viralizou um vídeo do então motoboy sendo atacado por um morador enquanto fazia uma entrega (relembre aqui). O homem, que é branco e mora em um condomínio de luxo, é flagrado chamando o entregador de “lixo” e “semianalfabeto”, além de dizer que o jovem tem inveja das casas da vizinhança e da cor da pele dele.

“Você nem tem onde morar. Você tem inveja disso daqui. Eu pedi para ele [Matheus Pires] sair fora daqui, e não saiu fora. Moleque, moleque, você tem inveja disso daqui, você tem inveja dessas famílias aqui”, diz o homem, ao apontar para as casas do condomínio e, em seguida, para o antebraço, indicando ser branco.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!