Menina que sumiu no Rio de Janeiro é encontrada no Maranhão após 8 dias; polícia prende suspeito

menina desaparecida rio maranhão
Polícia Civil do Maranhão atuou na prisão do homem suspeito de levar a menina do Rio até São Luís (IMAGEM ILUSTRATIVA/PCMA/Divulgação)

Policiais civis do Maranhão prenderam um homem de 25 anos apontado com o responsável por levar uma menina de 12 anos do Rio de Janeiro até São Luís, capital daquele estado. A garota estava desaparecida há oito dias e uma mobilização se formou em busca de informações sobre o paradeiro dela.

De acordo com a Polícia Civil do Rio, dados de inteligência levantados pela DDPA (Delegacia de Descoberta de Paradeiros) apontaram que a menina saiu do Rio de Janeiro em direção ao Maranhão. A partir disso, a corporação alertou a Polícia Civil do Maranhão para que buscas fossem realizadas.

Segundo apurado, a garota conheceu o homem pela internet, em um aplicativo de compartilhamento de vídeos, e saiu de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, para o Maranhão com o intuito de se encontrar com o suspeito. O homem teria ido até o Rio para buscá-la. Eles deixaram o estado de carro.

Ainda de acorpdo com a apuração, a menina e o homem conversavam há cerca de dois anos pela web. Ela foi encontrada trancada dentro de uma quitinete e após o resgate foi levada para um abrigo de mulheres.

As polícias civis do Rio e do Maranhão agora apuram quais foram os crimes cometidos pelo suspeito, entre eles cárcere privado e estupro de vulnerável.

Ao g1, o delegado Marconi Matos, do Maranhão, fez um alerta para que o cuidado com crianças e adolescente seja redobrado, já que o suspeito passou dois anos aliciando a menina. “Nós temos que ter cuidado, ver o que nossas crianças estão fazendo no celular, no computador, temos que redobrar a nossa atenção com nossos filhos, para não cairmos em uma situação dessa”, disse.

Pessoas desaparecidas: o que fazer?

Se você está sem notícias de alguém do seu convívio, é possível registrar o desaparecimento na Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, da Polícia Civil de Minas Gerais. Por lá, é necessário apresentar uma foto e documentação do ausente, caso existente, para início da busca.

Para comunicar o desaparecimento de alguém não é preciso esperar 24 horas. A orientação é procurar a delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que a ausência incomum da pessoa for percebida. Por exemplo, se a pessoa costuma chegar em um determinado horário e não apareceu e nem avisou sobre atraso, o boletim de ocorrência pode ser registrado.

Caso o desaparecido seja menor de idade, é necessária a apresentação da cópia da certidão de nascimento. No entanto, a ausência do documento não impede o registro e a busca.

Denúncias de desaparecimento também podem ser feitas por meio da Delegacia Virtual do Governo de Minas, disponível para computadores e celulares. Para realizar a ocorrência, é necessário que o desaparecimento tenha ocorrido em um prazo de até 30 dias.

Registros desta natureza também podem ser feitos por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por lá, basta selecionar a opção “desaparecidos” e filtrar consulta por faixa etária, região, período de desaparecimento e nome do desaparecido clicando no ícone superior direito representado por três pontos e selecionar o “filtrar”.

Em caso de informações sobre uma pessoa que está sendo procurada pela família, basta entrar em contato com o número 0800-2828-197.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!