Ministro Silvio de Almeida defende regulação das redes sociais após morte de jovem mineira

redes sociais
Ministro falou sobre a responsabilização da divulgação ed conteúdos na internet (Instagram/Divulgação)

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio de Almeida, quer regulamentar as redes sociais após a morte da jovem mineira vítima de “fake news”. Jéssica Vitória Canedo, 22, morreu dias depois de um print falso que sugeria envolvimento entre ela e o humorista Whindersson Nunes circular na web.

No X, antigo Twitter, o ministro defendeu a responsabilização de pessoas e empresas que propagam conteúdos falsos na internet. Segundo ele, a irresponsabilidade na divulgação de mensagens nas redes sociais “tem destruído famílias e impossibilitado uma vida minimamente saudável”.

Antes de morrer, Jéssica, que já sofria de depressão, publicou um texto afirmando estar sofrendo ataques na internet devido às fake news. “Tragédias como esta envolvem questões de saúde mental, sem dúvida, mas também, e talvez em maior porporção, questões de natureza política”, disse Silvio.

“Por isso, volto ao ponto: a regulação das redes sociais torna-se um imperativo civilizatório, sem o qual não há falar-se em democracia ou mesmo em dignidade. O resto é aposta no caos, na morte e na monetização do sofrimento”, concluiu.

Relembre o caso

Jéssica Vitória morreu na última sexta-feira (22) depois que conversas falsas foram publicadas nas redes sociais dando a entender que ela estaria se relacionando com Whindersson Nunes. A jovem chegou a se manifestar falando se tratar de uma fake news que já tinha passado do “limite”. 

A morte da jovem está sendo tratada como um suicídio. Nas redes sociais, Inês Oliveira, mãe de Jéssica, comunicou a morte da filha. “É com pesar que informamos que nessa manhã do dia 22/12 a Jéssica não resistiu a depressão e tanto ódio e veio a óbito. Será velada hoje e o enterro será amanhã”.

O perfil Choquei, um dos mais seguidos das redes sociais, foi apontado como um dos responsáveis por divulgar os prints falsos sobre Jéssica e Whindersson. Com a repercussão e muitas críticas, a página divulgou uma nota. Veja abaixo:

Em nota enviada ao BHAZ, a Polícia Civil disse que investiga a morte. “Em relação à ocorrência de auto-extermínio registrada na sexta (22), em Araguari, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que, na ocasião, o corpo da vítima, de 22 anos, foi encaminhado para ser submetido a exames”, disse a corporação.

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!