Morre, aos 88 anos, o músico João Donato

joão donato
Cantor, compositor e arranjador morreu aos 88 anos nesta madrugada (Renata Samarco/Divulgação)

Morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, o músico João Donato. A informação foi confirmada ao BHAZ pela assessoria do artista.

Pianista, compositor e cantor, João Donato vinha enfrentando uma série de problemas de saúde. Em 30 de junho, ele publicou registros com o filho após 26 dias no hospital.

Segundo a assessoria, o músico estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, devido a uma pneumonia. Ele foi intubado no dia 6 de julho e morreu por volta de 3h20 de hoje.

O velório está previsto para ser realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e a cremação será no Memorial do Carmo. A família ainda divulgará os horários.

Carreira de João Donato

João Donato nasceu em Rio Branco, capital do Acre, em 1934. Filho de um piloto de avião e capitão da Polícia Militar, gravou seu primeiro disco, o “Chá Dançante”, aos 22 anos, sob direção musical de Tom Jobim. Foi parceiro musical dos principais nomes da bossa nova, como Vinicius de Moraes e João Gilberto.

Dentre suas composições, estão “A rã”, “Nasci para bailar”, “Amazonas”, “Até Quem Sabe” e “Simples Carinho”. Além de cantor, compositor e pianista, João Donato era também arranjador e acordeonista.

João Donato também foi responsável por popularizar a música brasileira no exterior. Ele recebeu uma série de homenagens ao longo da carreira, incluindo o prêmio no Grammy Latino na categoria de excelência musical, em 2010, e o Prêmio da Música Brasileira com o melhor álbum eletrônico, em 2018.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!