Mulher é demitida após denunciar racismo em mercado: ‘Só para branco usar’

recado racista so para branco usar mercado
A funcionária foi demitida também por intolerância religiosa (Reprodução/Globo News)

Por Tácio Lorran

Negra, a auxiliar de cozinha Nataly Ventura da Silva, de 31 anos, foi demitida ao denunciar ter sido vítima de racismo e intolerância religiosa por um funcionário do hipermercado Atacadão, na zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com o portal G1, o suspeito, Jeferson Emanuel Nascimento, teria ofendido a mulher, bem como a raça e a religião dela, o candomblé. Ele também escreveu a seguinte frase em um avental: “Só para branco usar”.

A mulher foi afastada, segundo a reportagem, por ter “se envolvido em situações de conflito com outros funcionários”. O Atacadão informou que Jeferson, que julgou o ato como uma “brincadeira”, também foi desligado.

“Eu me senti menor que uma formiguinha. Eu me senti tão mal que eu fui pra trás chorando, cheguei em casa chorando e fiquei com aquilo na cabeça perguntando o porquê, mas não sou eu que tenho que me perguntar o porquê”, disse Nataly.

Por nota, o Atacadão afirmou que “atua a partir de políticas sérias de diversidade e repudia veementemente qualquer tipo de discriminação. Não toleramos nenhum tipo de preconceito e, imediatamente ao tomar conhecimento do caso, desligamos por justa causa o funcionário envolvido”.

“Esclarecemos que a denúncia só foi registrada quando o contrato de experiência da colaboradora já havia sido encerrado e estamos atuando junto ao Ministério Público do Trabalho para colaborar com os esclarecimentos dos fatos. O Atacadão conta com um canal exclusivo para denúncias, que são tratadas com o máximo rigor como demandam questões de preconceito”, finaliza.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!