VÍDEO: Mulheres agridem suspeito de assédio em ônibus e o arrastam até delegacia

assédio onibus
Um grupo de mulheres que estavam em um ônibus se uniram para agredir um homem suspeito de cometer assédio sexual dentro do coletivo (Reprodução/Redes sociais)

Um grupo de mulheres que estavam em um ônibus de São Paulo se uniram para agredir um homem suspeito de cometer assédio sexual dentro do coletivo. Vídeo que repercutiu nas redes sociais mostra o momento em que o homem é repreendido e atingido com socos e chutes.

“Você é pilantra”, diz a mulher ao suspeito e logo em seguida atinge ele com pontapés. Um homem tenta intervir, mas é rebatido pela passageira. “Ele é ser humano, mas é pilantra. Imagina se estupra uma filha sua?”, diz ela.

Depois de ser agredido, o homem é arrastado pelas três mulheres até uma delegacia na Zona Sul de São Paulo. Ao BHAZ, a SPTrans informou que a ocorrência foi registrada no sábado (29) no cruzamento entre as avenidas Sen. Teotônio Vilela e Atlântica, no ônibus de prefixo 6 6126.

“De acordo com as orientações de procedimento da SPTrans, ao serem informados sobre caso de importunação sexual no interior dos veículos, os operadores devem parar o ônibus e aguardar a chegada da polícia ou conduzir o veículo até a unidade policial mais próxima, onde a vítima poderá registrar o boletim de ocorrência e receber amparo das autoridades policiais”, informou a empresa (leia a nota na íntegra abaixo).

Nota da SPTrans na íntegra

A SPTrans repudia veementemente qualquer tipo de assédio e abuso no transporte público, e trabalha na prevenção e combate aos casos de violência sexual nos ônibus do sistema municipal de transporte. A ocorrência foi registrada no sábado, 29, às 15h32, no cruzamento entre a Av. Sen. Teotônio Vilela e a Av. Atlântica, no ônibus de prefixo 6 6126, que operava pela linha 6030/10 Unisa-Campus 1 – Term. Santo Amaro, da Transwolff. O motorista do coletivo conduziu o veículo à unidade policial mais próxima, conforme protocolo repassado aos profissionais do transporte público.

De acordo com as orientações de procedimento da SPTrans, ao serem informados sobre caso de importunação sexual no interior dos veículos, os operadores devem parar o ônibus e aguardar a chegada da polícia ou conduzir o veículo até a unidade policial mais próxima, onde a vítima poderá registrar o boletim de ocorrência e receber amparo das autoridades policiais.

Além disso, desde 2018, a SPTrans mantém a campanha Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo, que, inclusive, venceu o Premia Sampa 2022 na categoria “Linguagem Simples”. E desde 2021 a SETRAM, a SPTrans e a SMDHC mantém o Posto de Atendimento à Mulher no Terminal Sacomã.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!