MPF solicita abertura de inquérito policial contra Nelson Piquet, que pediu ‘Lula, lá no cemitério’

nelson piquet denunciado mpf
O ex-piloto de Fórmula 1 é tricampeão mundial (Reprodução/Redes sociais)

O Ministério Público Federal solicitou a abertura de um inquérito policial contra Nelson Piquet, que sugeriu a morte de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito do Brasil.

Na avaliação do MPF, é preciso analisar “possível incitação pública a crime e à animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constituídos”.

O MPF informou que o procedimento foi aberto após a representação formulada por Leonardo Carvalho Bastos, membro efetivo titular do Conselho de Ética do PT.

O que diz o MPF

Para o MPF, as declarações de Nelson Piquet sobre Lula e as eleições “aparentam não se limitar a meras expressões de opinião a respeito do governo eleito, mas como formas concretas de incitação dirigida à população em geral”.

Além disso, o documento ressalta que o ex-piloto é uma pessoa pública, e dessa forma, deveria estar ciente sobre o impacto e o alcance de suas declarações.

De acordo com o despacho, de nº 36918/2022, “a manifestação crítica aos poderes constitucionais deve continuar a ser amplamente assegurada”, conforme preveem a Constituição e uma Lei federal. Porém, o MPF ressaltou que deve interferir com investigação em caso de possível incitação a crime de violência.

Portanto, Nelson Piquet será chamado para oitiva na PF após sua fala sobre Lula. Além disso, deverá acontecer o esclarecimento da pessoa que gravou o vídeo, do local e do horário da gravação. Quem assina o documento é Paulo Roberto Galvão de Carvalho, procurador da República.

‘Lula lá no cemitério’, diz Piquet

Em vídeo que circula nas redes sociais, o tricampeão mundial de Fórmula 1 aparece em um ato de bolsonaristas nesta semana. Ao lado de um manifestante, Nelson sugere a morte de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito do Brasil.

“Vamos botar esse Lula filho de uma p* para fora disso”, afirmou. Após o homem dizer o famoso slogan bolsonarista, “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, Nelson Piquet concluiu: “E o Lula lá no cemitério”.

Nas eleições de 2022, Nelson Piquet fez uma doação no valor de R$ 501 mil à campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Senador acionou o MPDFT

Após a repercussão do vídeo, o senador Humberto Costa (PT) afirmou ter acionado o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios contra Nelson Piquet.

“ATENÇÃO! Estou entrando com uma representação junto ao MPDFT contra o ex-piloto golpista, Nelson Piquet. Em vídeo que circula nas redes sociais, Piquet ameaça a vida do ex-presidente Lula. Não podemos normalizar o ódio e a barbárie. O bolsonarismo precisa ser expurgado do Brasil”, postou o parlamentar na manhã desta quinta-feira (3).

(Reprodução/Twitter/@senadorhumberto)
Edição: Pedro Rocha Franco
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!