Nome social, novas cores e versão digital: Nova CNH pode ser emitida a partir de amanhã

cnh
Dentre as principais mudanças, estão a possibilidade de inclusão do nome social ou filiação afetiva, por exemplo (Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

A Carteira Nacional de Habilitação será emitida em um novo formato a partir desta quarta-feira (1º). Dentre as principais mudanças, estão a possibilidade de inclusão do nome social ou filiação afetiva, por exemplo. Segundo o Secretaria Nacional de Trânsito, o objetivo da nova versão é tornar o documento mais moderno.

Com a nova CNH, os condutores também poderão embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros, graças a um código internacional já utilizado nos passaportes. As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886.

Ainda de acordo com a secretaria, a substituição do documento não será obrigatória. O novo modelo será implementado de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores renovem ou emitam a segunda via.

Mais segurança

A nova versão da carteira de motorista trará, ainda, uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir. Além disso, ela contará com informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

O documento também estará visualmente diferente. Além do verde, a CNH também terá o amarelo e novos elementos gráficos com o objetivo de dificultar a falsificação e fraudes. Ela também contará com um QR Code e poderá ser expedida nos formatos físico ou digital.

Outra novidade é que neste ano os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão usar, pela primeira vez, a versão digital da carteira nacional de habilitação para se identificarem nos locais de prova e para fazerem suas inscrições.

Nova CNH terá as cores verde e amarela (Ministério da Infraestrutura/Conselho Nacional de Trânsito)

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!