Paciente estupra idoso de 91 anos internado em hospital de campanha

hospital de camapanha natal
Crime ocorreu em hospital de campanha em Natal (Alex Régis/Prefeitura de Natal/Divulgação)

Policiais militares de Natal, no Rio Grande do Norte, prenderam um homem de 37 anos suspeito de estuprar um idoso, 91, em um hospital de campanha. A PM registrou a ocorrência na quarta-feira (6) e uma médica do Hospital Municipal de Campanha, na Via Costeira, confirmou a violência sexual. Ainda segundo as autoridades, o idoso e o agressor não testaram positivo para Covid.

A direção do hospital foi a responsável por acionar a PM depois que uma funcionária desconfiou da atitude do homem mais novo. A ocorrência foi recebida por volta das 19h30. Inicialmente, o suspeito, a vítima e testemunhas foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia com o auxílio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Nessa quinta (7), o suspeito recebeu voz de prisão e foi levado para a ala de presos do Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da cidade. A vítima, por sua vez, foi levada de volta ao Hospital de Campanha.

A princípio, a informação era de que o idoso e o suspeito estavam internados no hospital de campanha em tratamento de Covid-19. No entanto, a administração explicou que a vítima estava em uma parte com 30 leitos reservados para pacientes em tratamento de outras doenças.

Repúdio

O estupro contra o idoso gerou indignação em moradores da cidade e também uma manifestação de repúdio por parte do Sindsaúde-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte). Em nota publicada no site oficial, lamentou o estupro sofrido pela vítima.

“É uma das mais profundas desumanidades abusar de alguém que não tem mesmo uma condição de reagir e está submetido aos cuidados”, declarou Kelly Jane, diretora do Sindsaúde/RN. 

Veja a nota na íntegra abaixo:

O Sindsaúde/RN repudia e lamenta profunamente o estupro sofrido pelo idoso no Hospital de Campanha de Natal. “É uma das mais profundas desumanidades abusar de alguém que não tem mesmo uma condição de reagir e está submetido aos cuidados”, declarou Kelly Jane, diretora do Sindsaúde/RN. 

A violência ocorrida demonstra a falta de segurança na unidade, um problema recorrente no município de Natal, onde constantemente pacientes e servidores são expostos a todo tipo de violência, entre roubos, assaltos, agressão e, neste caso, estupro. Além disso, existe um grande déficit de profissionais no município, contribuindo com a sobrecarga de trabalho, quando muitas vezes um servidor da saúde fica responsável por dez pacientes em um único plantão. No entanto, o prefeiro Álvaro Dias se nega a convocar os aprovados do último concurso da SMS. Atualmente o hospital de Campanha funciona apenas com contratos temporários, que não dá conta de atender toda a população da capital. 

Para nós do Sindsaúde/RN, toda essa situação é reflexo do descaso da prefeitura do Natal com a saúde pública, que desde o início da abertura do Hospital Campanha de Natal, não forneceu um serviço de qualidade, faltando profissionais e  equipamentos. Reivindicamos mais segurança no hospital e nas demais unidades de saúde, punição ao agressor e que a prefeitura convoque o cadastro de reserva.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!