Mãe de adolescente estuprada e morta pelo pai faz desabafo: ‘meu sentimento é de culpa’

Reprodução/TVTem/Facebook

A mãe da adolescente de 13 anos que foi estuprada e morta pelo próprio pai depois que o homem deixou a cadeia, nessa quarta-feira (3), desabafou sobre o crime em entrevista para a TV Tem, afiliada da Globo. Tamires Tanzi detalhou como tudo ocorreu e disse se sentir culpada por ter deixado os filhos em casa e saído para pedir socorro aos vizinhos. Agora, ela quer justiça.

Durante a reportagem, a mãe de Letícia Tanzi contou que o pai da garota, Horácio Nazareno Lucas, chegou a pedir perdão para a filha e que os dois se abraçaram chorando. Ela explicou que o ex também se desculpou com a família e que estava tranquilo. No entanto, a situação mudou quando o homem notou que Tamirez havia escondido o celular e ficou bastante nervoso ao encontrar o aparelho. Ele entrou na casa durante a madrugada depois de arrombar uma porta.

Letícia foi esfaqueada pelo pai nessa quarta-feira (3) em São Roque e não resistiu aos ferimentos (Reprodução/Facebook)

“Ele queria que ela mentisse, que ela falasse que ele não tinha feito nada com ela. Nisso ele foi ficando nervoso”, explicou a mãe. “Ele estava atrás de mim, com medo que eu ligasse para a polícia. Ele ficou nervoso porque eu tinha escondido o celular e, quando encontrou, ficou mais nervoso ainda. Ele me grudou pela garganta e depois me deu um murro no nariz”, relembrou.

Tamires relata que conseguiu se desvencilhar de Horácio e saiu correndo para pedir ajuda aos vizinhos. Quando voltou, no entanto, já era tarde demais. Ela viu policiais militares na porta de casa e foi impedida de entrar. Foi quando soube que a filha foi atacada pelo pai a facadas. “Nem vi a minha filha ferida. Agora meu sentimento é de culpa porque se eu não tivesse saído correndo de lá…não sei. Na hora do nervosismo a reação da gente não se explica. A minha reação foi sair correndo para pedir ajuda”, conta.

A mãe disse ainda que o filho mais novo, de 6 anos, foi trancado em um quarto e escutou a irmã ser esfaqueada. Na sequência, fugiu do cômodo por outra porta que dá para a área externa da casa e pediu ajuda na rua. Ele foi visto pelos mesmos policiais militares que a impediram de entrar no imóvel. Horácio fugiu após o crime e ainda não foi localizado.

Estupros

O pai de Letícia foi preso em junho deste ano e ficou detido até o dia 2 de outubro, um dia antes de cometer o crime contra a filha e a ex. O primeiro registro de crime sexual cometido pelo homem é de 2010. Um boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM) aponta que ele estuprou a cunhada, que tem problemas mentais, na frente da filha, que tinha cinco anos à época.

Depois que o pai foi preso, Letícia revelou à família que também havia sido vítima dele e que sofreu ameaças de morte caso contasse sobre os abusos. A prisão ocorreu sete anos após a denúncia. Tamires disse ter convivido com Horácio ao longo de 15 anos e que o perdoou mesmo após a denúncia e a condenação pelo crime cometido contra a irmã dela.

Horácio fugiu após agredir a ex e esfaquear a filha de 13 anos (Reprodução/Facebook)

“Quando a polícia o prendeu fiquei até mal porque tinha passado tanto tempo já essa história. Mas, depois de um mês mais ou menos, eu descobri que ele estava abusando da minha filha, que era filha dele também”, destaca a mãe. A família passou, então, a ser acompanhada pelo Conselho Tutelar de São Roque. “Ele não pode ficar impune de novo, não. Matar a própria filha? Isso não se faz”, desabafou. Ela foi entrevistada ainda na porta da delegacia da cidade.

O corpo de Letícia foi enterrado nesta quinta-feira (4) no Cemitério da Paz, em São Roque.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!