Pandemia fez mar de endividados e bancos tentam devolver crédito a negativados

dinheiro notas
Desde janeiro, país acumulou mais 1,6 milhão de pessoas que deixaram de pagar dívidas. No total, até maio, o número chegou a 63 milhões (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A pandemia da Covid-19 já ajudou a colocar 63 milhões de brasileiros no vermelho até maio deste ano, de acordo com o Serasa Experian. Impedidos de contratar crédito ou fazer compras parceladas, o problema vem afetando não somente a população, mas a economia como um todo, avaliam especialistas. No rastro disso, alguns bancos estão lançando cartões específicos para clientes negativados.

Desde janeiro, o país acumulou mais 1,6 milhão de pessoas que deixaram de pagar dívidas. O economista da Serasa Experian Luiz Rabi explica que a redução do valor do auxílio emergencial e o alto número de desempregados são alguns dos fatores que contribuem para essa tendência de alta, que deve continuar nos próximos meses. “Além desses pontos, os aumentos das taxas de juros e da inflação comprometeram a renda da população. As pessoas tiveram que priorizar os pagamentos, o que acabou deixando pendências pelo caminho”, comenta em nota.

Sob o argumento de democratizar o acesso ao crédito, o banco digital Nubank anunciou uma nova modalidade de cartão em fevereiro deste ano, com foco em pessoas com o nome sujo. A ferramenta permite que o cliente faça compras e assinaturas on-line, ou em qualquer tipo de estabelecimento físico, além da possibilidade de parcelar as transações. A novidade já foi contratada por cinco milhões de pessoas.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!