Maioria dos brasileiros apoia impeachment de Bolsonaro após denúncias de Moro, diz pesquisa

pesquisa impeachment bolsonaro
Dados de Bolsonaro e de familiares foram divulgados no Twitter (Carolina Antunes/PR)

Uma pesquisa realizada depois da saída de Sergio Moro do governo, acompanhada de denúncias do ex-ministro ao presidente, aponta que a maioria da população agora apoia o impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido).

+ Moro pede demissão e acusa Bolsonaro de interferência política na PF: ‘Tiraram minha carta branca’

Os dados foram coletados entre os dias 24 de 26 de abril pela consultoria Atlas Político e divulgados pelo El País Brasil. Segundo a pesquisa, 54% dos brasileiros é favorável a um processo de impeachment contra Bolsonaro, enquanto a popularidade de Sergio Moro cresce entre a população.

A aprovação do desempenho do ex-ministro da Justiça chegou a 57%. Entre dez líderes políticos citados na pesquisa, Moro só teve o desempenho menor que o de Luiz Henrique Mandetta. O ex-ministro da Saúde que foi demitido pelo presidente teve 63% de aprovação.

A pesquisa aponta que a popularidade de Jair Bolsonaro caiu a ponto dele receber uma avaliação negativa maior do que a de Lula: 64,4% responderam que desaprovam o desempenho do presidente, enquanto 30% o aprovam. Lula recebeu 60% de desaprovação, e 29% de aprovação.

A pesquisa mediu a popularidade de líderes políticos (Atlas Político/El País Brasil/Reprodução)

“Há uma queda sem precedentes da imagem positiva que o presidente tinha na nossa série histórica. Isso se reflete em várias perguntas relacionadas, como a pergunta sobre o impeachment. Pela primeira vez, a gente observa uma maioria a favor num momento em que se começa a discutir mais sobre isso, o que pode criar uma pressão popular sobre o Congresso”, afirma o cientista político Andrei Roman, criador do Atlas Político, ao El País Brasil.

Na pesquisa do Atlas Político de abril, 49% consideraram o presidente ruim ou péssimo. Em março, o número era 41%. Os que consideram Bolsonaro ótimo ou bom eram 26% em março e agora são 21%. A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.

Os dados também apontam que 68% dos entrevistados discordam da demissão de Maurício Valeixo, diretor-geral da Polícia Federal, que motivou a saída de Moro do governo. Além disso, 72% concordam com as críticas do ex-ministro direcionadas a Bolsonaro.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!