Saiba como a praga de gafanhotos pode afetar seu bolso se chegar ao Brasil

nuvem gafanhoto emergencia
Nuvem de gafanhoto avança pela América do Sul (@gobdecordoba/Twitter/Reprodução)

Por Tácio Lorran

Se não bastassem as crises sanitária e econômica provocadas pelo novo coronavírus, esta semana alguns países da América do Sul entraram em alerta com uma nuvem de gafanhotos que avança aparentemente em direção ao Uruguai, com risco, mesmo que pouco expressivo, de chegar ao Brasil. De acordo com autoridades da Argentina, os insetos, que têm até 15 centímetros de envergadura, entraram no país pelo Paraguai e chegaram, nessa quinta-feira (25), a cerca de 30 quilômetros do Rio Grande do Sul. Confira aqui o mapa atualizado.

Por causa da situação, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária. A ação permite a implementação do plano de supressão de praga, além da adoção de medidas emergenciais. De acordo com nota divulgada pela pasta nessa noite, “é pouco provável – até o presente momento – que a nuvem avance em território” brasileiro. Caso isso aconteça, no entanto, economistas e, sobretudo, produtores locais temem possíveis estragos.

Para o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Leonardo Xavier, as pragas de gafanhoto podem atingir os plantios das chamadas “culturas de inverno”, que abrangem o trigo e a pastagem para a pecuária (criação de gado). “Se as nuvens de gafanhotos chegarem no Brasil devem justamente afetar esses dois plantios, que estão na fase inicial, no campo semeado”, explica o professor, que também é especializado em economias agrícola e rural.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!