PT e PSOL anunciam boicote e não vão à posse de Bolsonaro

Reprodução/Facebook

O Partido dos Trabalhadores (PT) e a bancada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) comunicaram nesta sexta-feira (28) que não vão acompanhar presencialmente a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PLS).

O primeiro a anunciar que não estaria na cerimônia do dia 1º de janeiro foi o PT. Em nota, o partido disse que a atitude trata-se de uma denúncia quanto à lisura do processo eleitoral de 2018. “Foi descaracterizado pelo golpe do impeachment, pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad”, diz em nota.

Os petistas também reclamaram da postura do presidente eleito. “O ódio do presidente eleito contra o PT, os movimentos populares e o ex-presidente Lula é expressão de um projeto que, tomando de assalto as instituições, pretende impor um Estado policial e rasgar as conquistas históricas do povo brasileiro”, dizem.

“Não compactuamos com discursos e ações que estimulam o ódio, a intolerância e a discriminação. E não aceitamos que tais práticas sejam naturalizadas como instrumento da disputa política. Por tudo isso, as bancadas do PT não estarão presentes à cerimônia de posse do novo presidente no Congresso Nacional”, disse o PT.

Logo após, o PSOL também comunicou a ausência na posse. “A posse é um ato formal da Justiça Eleitoral, mas também é um momento de festa. Mas para o PSOL não há nada a comemorar. O governo que se iniciará no próximo dia 1º tem como princípios o ódio, o preconceito, a intolerância e a violência. Bolsonaro e seus ministros desprezam os direitos humanos, a soberania nacional, a democracia e os direitos sociais. Defendem a criminalização dos movimentos sociais e o cerceamento à livre organização política”, disse o PSOL em nota.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!