Racismo nosso de cada dia! Sem pedir nada, mulher negra recebe trocados para “cuidar de sua filha”

Mães negras  enfrentam convivem diariamente com o preconceito, das mais diversas formas, e precisam ter sabedoria para criar seus filhos em um sistema racista que os trata como inferiores. Sobre isso, uma triste e emocionante história tem viralizando no Facebook.
Silvinha Alves estava esperando o ônibus com a sua filha no colo, quando percebeu que uma mulher estava lhe oferecendo moedas.
“Eu perguntei: “O que é isso?” Ela disse: “Uns trocados pra você comprar alguma coisa pra sua filha”. Fiquei sem ação e apenas respondi: “Obrigada, mas eu não preciso. ” Ela: “Você não quer? ” Eu: “Não! ” Até que finalmente se afastou não acreditando que eu tinha recusado as moedas.”

No dia seguinte, segundo o relato de Silvia, ela saiu com Nina, sua filha, envolvida em um tecido, que muitos conhecem esse tecido como Sling. Silvia conta que com a filha no sling, envolta em seu corpo, não tem como passar a roleta, e que por isso sempre pede para o motorista abrir a porta de trás, por onda ela entra, e logo em seguida se dirige até ele para pagar a passagem. 
Nesse dia, entretanto, o ônibus parou, e o motorista me disse que não ia abrir a porta traseira, disse que não podia, que as câmeras estavam filmando.
“Eu respondi: “Mas como assim? Todos os motoristas fazem isso pra mim? ” Ele respondeu: “Mas eu não faço! ”. Fiquei atônita, imaginei ficando sozinha com minha filha na parada, sem ter como ir para casa. Uma mulher gritou: “Motorista ela está com uma criança! ”. Alguém dentro do ônibus gritou “Motorista ela vai pagar! ” Quando ele ouviu isso, finalmente disse: “Ok, eu vou abrir, pode ir lá”
13177131_1167015523322938_217392322501556608_n
Depois do que aconteceu, Silvia relata ter entrado no ônibus totalmente envergonhada, quando o fotógrafo Ian Rassari a abordou, e pediu para fazer uma foto, registrando o empoderamento daquela mãe e filha.
Silvia reflete:
“Se fôssemos brancas, loiras, essas duas situações iriam acontecer? Porque aquela mulher achou que eu precisava de moedas pra comprar “alguma coisa” pra minha filha? Porque o motorista achou que eu não iria pagar a passagem? Porque outro dia a moça da farmácia me perguntou com cara de nojo “Você está deixando o cabelo da sua filha igual o seu? ”. Ah, o racismo não existe no Brasil né… nós vemos racismo em tudo. Sim! Realmente o racismo está em tudo! No comportamento das pessoas, nos olhares, nos discursos torpes, no sistema de educação, nos padrões de beleza, está na história desse país…sim, está em tudo!”

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!