SBT afasta apresentador que sugeriu campo de concentração para infectados por Covid-19

marcao do povo afastado sbt
Medida foi anunciada nesta quarta (SBT/Reprodução)

O SBT anunciou, nesta quarta-feira (8), que decidiu suspender o apresentador Marcão do Povo, após falas feitas ao vivo no programa Primeiro Impacto. Ainda na quarta-feira, o apresentador havia se posicionado contra as medidas de isolamento social, além de sugerir que os pacientes infectados com coronavírus fossem colocados em campos de concentração.

+ Apresentador do SBT sugere campo de concentração para casos de Covid-19 e exército nas ruas

Em nota (confira na íntegra abaixo), o SBT esclareceu que as opiniões de Marcão não representam o pensamento da empresa e comunicou a suspensão: “Temos total consciência da relevância do assunto e temos, a todo momento, nos preocupado em informar e esclarecer de forma isenta e imparcial os acontecimentos e as providências que as autoridades e todos brasileiros estão adotando para vencermos essa enorme crise”.

A emissora também aproveitou a oportunidade para pedir desculpas a todos que possam ter se ofendido. “Lamentamos que o apresentador tenha usado nossa plataforma de modo que contraria tão profundamente os nossos princípios. Nossos profissionais de Jornalismo seguirão na dura missão de bem informar, sempre preocupados com o bem estar de todos os brasileiros”, disse.

Repercussão

Os comentários foram feitos nesta quarta e, alguns momentos depois, a expressão “campo de concentração” já estava entre os assuntos mais comentados do Twitter. Os internautas tiveram uma forte reação à sugestão de um local que tenha qualquer semelhança com os campos de concentração do holocausto.

Marcão do Povo é conhecido por suas falas controversas, como chamar a cantora Ludmilla de macaca, em rede nacional. Em outra ocasião, o apresentador ridicularizou um homem que ameaçava se suicidar e já chegou a lamentar não poder exibir fotos nuas vazadas da cantora Luisa Sonza.

Nota do SBT na íntegra

Durante a exibição do programa jornalístico Primeiro Impacto, nesta terça-feira (7), o apresentador Marcos Paulo Ribeiro de Morais, popularmente conhecido como Marcão do Povo, se utilizou do espaço em nosso jornal para expressar uma opinião de cunho pessoal que dizia respeito ao tema tão delicado que o mundo e nosso país atravessam: a Covid-19.

Gostaríamos de esclarecer ao público, às autoridades, àqueles que estão na linha de frente ao combate incessante da pandemia e, em especial, às pessoas vitimadas, que de forma alguma a opinião expressada pelo apresentador reflete o pensamento, a atitude e o respeito que a emissora tem pelo momento atual. Temos total consciência da relevância do assunto e temos, a todo momento, nos preocupado em informar e esclarecer de forma isenta e imparcial os acontecimentos e as providências que as autoridades e todos brasileiros estão adotando para vencermos essa enorme crise de saúde já presente, e a econômica que se avizinha.

Desta forma, sinceramente lamentamos que o apresentador tenha usado nossa plataforma de modo que contraria tão profundamente os nossos princípios. A todos que de alguma forma possam ter se ofendido ou mesmo se indignado com as opiniões pessoais do apresentador, nossas mais sinceras desculpas.

Nossos profissionais de Jornalismo seguirão na dura missão de bem informar, sempre preocupados com o bem estar de todos os brasileiros.

O apresentador foi suspenso de suas funções.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!