Servidor que impediu liberação de joias de Michelle participa de ‘Aeroporto: Área Restrita’

servidor de marco aeroporto bolsonaro
O servidor participou da série nos últimos anos (Reprodução/YouTube/Discovery Brasil)

Você conhece a série “Aeroporto: Área Restrita”, do canal Discovery? A produção, que mostra o trabalho de diversos servidores da Receita Federal, tem no elenco um delegado da Alfândega que impediu a liberação das joias trazidas de forma irregular pelo governo Bolsonaro.

A cúpula da Receita chegou a pressionar pela devolução das joias à Arábia Saudita, país de origem dos itens. O pedido teria vindo do então secretário da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes. Porém, o delegado Mario de Marco Rodrigues Sousa negou-se a atender a solicitação, por falta de previsão legal. As informações foram divulgadas pelo UOL, que ouviu duas fontes com conhecimento do caso.

Com a repercussão do caso, o servidor, conhecido como De Marco na série do Discovery, foi reconhecido por diversos internautas nas redes sociais.

No programa, é retratada a rotina dos servidores públicos no Aeroporto de Guarulhos, que é o maior da América Latina. A série se popularizou sobretudo nos últimos meses, devido às reações do streamer Casimiro na Twitch, que também são postadas no YouTube.

“A gente trabalha muito com inteligência. Então, pesquisamos os passageiros que estão embarcando, desembarcando, pesquisamos o histórico, os voos”, apresenta De Marco em um episódio da série. “A nossa missão é fazer o fluxo de passageiros chegar e ser atendido na melhor forma possível, e fazer nosso trabalho de controle aduaneiro de proteção das fronteiras”, explica.

Em outro episódio de “Aeroporto”, o servidor público afirma: “A questão são as histórias. Quando o passageiro está fazendo alguma coisa errada, a história não ‘casa'”.

Diante da repercussão do caso, os comentários dos vídeos do programa no YouTube se encheram de elogios ao delegado De Marco.

A série “Aeroporto: Área Restrita” está disponível nos serviços de streaming Discovery+ e Amazon Prime Video. Assista a um trecho do programa com a atuação de Mario de Marco:

Governo Bolsonaro tentou trazer joias

Na última sexta-feira (3), o jornal O Estado de S. Paulo publicou que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro tentou, de maneira ilegal, trazer ao Brasil joias com diamantes avaliados em R$ 16,5 milhões.

Tratam-se de um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes, que foram barrados pela Receita Federal em outubro de 2021. O valor total é de 3 milhões de euros.

Os itens foram encontrados na mochila do militar Marcos André dos Santos Soeiro. Ele era assessor de Bento Albuquerque, então ministro de Minas e Energia. Os dois estavam em uma viagem oficial ao Oriente Médio. A retenção das joias aconteceu após a inspeção por raio-X no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Por meio de nota oficial divulgada no dia seguinte à publicação da matéria, a Receita Federal afirmou que não houve tentativa de regularização dos artigos. Eles teriam sido presentes da Arábia Saudita à ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro.

Ainda de acordo com a Receita, mesmo após orientações do órgão, o então Governo Federal também não apresentou um pedido fundamentado para adicionar as joias ao patrimônio público.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!