Com instabilidade, sistema dos Correios volta a funcionar após quase duas horas fora do ar

Correios
De acordo com os Correios, não houve perda ou sequestro de dados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O portal e os sistemas internos dos Correios voltaram a funcionar após passarem quase duas horas fora do ar, nesta quinta-feira (23). Por volta das 13h, o site ainda pode apresentar instabilidades, deixando de abrir para alguns usuários. De acordo com os Correios, não houve perda ou sequestro de dados.

Por meio de nota, a estatal informou que o sistema já voltou a operar com quase toda a capacidade. “As equipes técnicas que estão atuando para normalização integral no menor tempo possível”, diz o comunicado.

Os Correios também informaram que a instabilidade no sistema não afetará o serviço de entregas, já que o programa de logística das operações não foi afetado. Também foi considerada “improvável” a hipótese de um ataque hacker.

Segundo a estatal, a possibilidade é improvável porque não foi identificada nenhuma assinatura, mas a área técnica está investigando o caso.

Um grupo de Telegram supostamente pertencente ao Lapsus$, grupo hacker que assumiu autoria do ataque aos sistemas do Ministério da Saúde, anunciou às 2h13 desta madrugada um ataque contra os Correios.

ConecteSUS fora do ar

Antes dos Correios, diversas plataformas do Ministério da Saúde foram derrubadas no dia de 10 dezembro, e o órgão ainda não reestabeleceu todos os serviços. O aplicativo ConecteSUS, utilizado para emitir certificado de vacinação contra a Covid-19, segue sem funcionar até hoje.

Com a derrubada do aplicativo, a determinação que obrigava viajantes não vacinados a fazer quarentena de cinco dias ao entrarem no Brasil foi adiada.

A Polícia Federal foi acionada para investigar o ataque cibernético. De acordo com a corporação, os bancos de dados de sistemas do Ministério da Saúde não foram criptografados pelos hackers.

“A PF instaurou inquérito policial nesta tarde para apuração de autoria e materialidade dos crimes de invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço informático, telemático ou de informação de utilidade pública e associação criminosa”, informou no dia 10.

Com Folhapress

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!