‘Tá todo mundo querendo se vacinar’, comemora agente de saúde por trás da fantasia de ‘Zé Gotão’

ze gotão
O registro, feito durante o ‘dia D’ de imunização contra a Covid-19 em Natal, fez muita gente ver com outros olhos aquele que é um dos principais símbolos da vacinação nacional (Reprodução/Redes sociais)

Se você entrou nas redes sociais nesta semana, deve ter percebido que a foto de um Zé Gotinha diferente, com a academia em dia, movimentou a internet. O registro, feito durante o “dia D” de imunização contra a Covid-19 em Natal, fez muita gente ver com outros olhos aquele que é um dos principais símbolos da vacinação nacional.

Ao BHAZ, o agente de saúde, educador físico e cirurgião dentista Ednaldo Santos, que deu vida ao agora “Zé Gotão”, conta que se surpreendeu com toda a repercussão da foto. Ele revela que sua presença tem atraído a população natalense aos postos de saúde, o que é o principal objetivo do seu trabalho.

“A foto chamou bastante atenção, agora tá todo mundo querendo vir vacinar no meu horário, pra tirar foto. Uns me chamam de ‘Zé Gotão’, outros chamam de ‘Zé Gostosão’, ‘Gota Sarada’, todos os nomes que você puder imaginar, menos Zé Gotinha”, brinca ele.

Ednaldo trabalha como agente de saúde em Natal desde 2017 e explica que sempre se mobilizou para conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação. “Na blitz do Carnaval eu fui de cangaceiro, no dia da mulher eu fui de príncipe, a gente tá sempre tentando fazer com que o evento tenha uma boa visibilidade”, conta ele.

‘O principal objetivo é a imunização’

Já não bastassem as três diferentes áreas em que atua, Ednaldo conta que também é muito ligado ao artesanato. A cabeça do Zé Gotinha que viralizou nesta semana, inclusive, foi ele mesmo que confeccionou. Para ele, é motivo de muita alegria ver que as pessoas voltaram a lembrar do personagem.

“Acho que essa fama repentina foi positiva porque o Zé Gotinha era um personagem esquecido há algum tempo, mesmo que sempre tenha sido símbolo das campanhas de vacinação. Aí agora ele surge com essa força, reforçando os cuidados com o próprio corpo”, pondera ele.

Apesar de ter levado as brincadeiras sobre a sua boa forma na esportiva, Ednaldo enfatiza que as pessoas não podem se esquecer da principal mensagem que ele quis levar com a fantasia. “Se você ama o bem maior que existe em cada um de nós, que é a vida, você precisa se vacinar. Assim, estará protegendo a si mesmo e também todos aqueles que te cercam”, finaliza.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!