Vera Magalhães questiona Martinho da Vila sobre milícias no samba e web critica apresentadora

martinho-da-vila
Martinho da Vila aparentou desconforto ao ser perguntado sobre milícias em escolas de samba (Reprodução/@rodaviva/Twitter)

A entrevistadora Vera Magalhães recebeu diversas críticas nas redes sociais por sua entrevista com o cantor Martinho da Vila, no programa Roda Viva dessa segunda-feira (16). Isso pelo fato de a jornalista ter questionado o sambista a respeito de supostas milícias nas escolas de samba. O artista aparentou ter ficado desconcertado com a pergunta, e não soube responder. Dentre as críticas recebidas por Vera, o filho de Martinho da Vila também demonstrou descontentamento.

O programa foi ao ar na noite dessa segunda-feira, na TV Cultura. No meio da entrevista, Vera Magalhães pediu para que o “Martinho político, que faz análises políticas”, falasse sobre um suposto envolvimento das escolas de samba com milícias.

“As escolas de samba, que sempre tiveram uma ligação com o jogo do bicho, portanto com a contravenção, agora estão permeadas, de alguma maneira, pelas milícias. Como fazer que o crime não macule as escolas de samba? Como evitar esse contágio das escolas de samba pelo crime organizado?”, perguntou a entrevistadora.

Martinho da Vila fica desconfortável

Depois de alguns segundos em silêncio, Martinho da Vila respondeu, um tanto desconfortável: “É, a escola de samba sempre foi ligada ao jogo do bicho. Aliás, o jogo do bicho foi inventado na Vila Isabel. Mas, eu não tenho notícias de um miliciano dirigindo uma escola de samba não, na Vila Isabel, por exemplo, não tem esse problema”.

Martinho da Vila é agremiado da escola de samba Vila Isabel desde 1965, e é responsável pela composição de vários sambas dos carnavais da organização. A jornalista insistiu, dizendo que o miliciano Adriano da Nóbrega tinha ligação com escolas de samba e tentava infiltrar o grupo dele em algumas escolas, “entre elas a Vila Isabel”, disse.

“Quem?”, questionou o sambista. Vera explicou mais uma vez quem era Adriano e endossou que ele teve uma tentativa de infiltrar uma milícia na escola de samba. “Eu não me lembro, não tenho notícias que ele tenha entrado”, respondeu Martinho.

‘Não tenho notícias de miliciano’

“A escola de samba, é um lugar onde a pessoa que não é muito do samba e tem capacidade administrativa, ela presta um bom serviço, mas ela quer aparecer lá, ela tem que assumir a presidência, ela tem que participar da escola, ela tem que estar lá dentro. Eu não tenho notícias do Adriano miliciano em nenhuma escola de samba, nenhuma foto dele lá dentro”.

Em seu Twitter, Vera disse que o artista havia desconversado quando perguntado sobre milícias nas escolas de samba, mas apagou o tuíte. “Martinho da Vila desconversou quando questionei sobre a infiltração mais recente das escolas de samba do Rio pelas milícias. Isso é um tema tabu que os sambistas têm de enfrentar. #RodaViva“, escreveu a entrevistadora.

Filho de Martinho reclama

Mesmo tendo apagado, muitas pessoas debateram com Vera Magalhães a respeito desse questionamento feito ao cantor, inclusive o filho dele, Tunico da Vila, também seu pronunciou. “Ele não desconversou…. Ele só não quis conversar porque realmente é um assunto desnecessário e desrespeitoso com ele…. Só isso…. Nada demais”, disse.

A integrante do Roda Viva respondeu: “Não vejo desrespeito algum. Nem todas as perguntas numa entrevista são agradáveis, infelizmente. De resto, respeito sua opinião. Um abraço”. Um outro internauta também comentou, dizendo que faltou sensibilidade, e Tunico concordou, mas ressaltou o trabalho da jornalista.

“Muita…. Mas passou…. Ela continua sendo uma grande apresentadora… Pisou? Pisou… Mas temos que respeitar a Vera…. E vamos em frente, até porque, quem pergunta a Martinho da Vila o que quer acaba recebendo a resposta que não quer né?”, apontou o filho do cantor. Vera Magalhães agradeceu e elogiou o artista. Confira os tuítes:

‘Você foi sim desrespeitosa’

Mesmo com o clima amistoso, horas depois Tunico fez um novo tuíte para Vera Magalhães, dizendo que reviu a entrevista e que concluiu que a jornalista tinha sido, sim, desrespeitosa. “Vi e revi e sim… Na boa @veramagalhaes Você foi sim desrespeitosa. Muito, meu pai merece respeito. O samba merece respeito e você também merece respeito e tem o direito de pensar se foi feliz ao fazer essa pergunta”.

Ela também fez questão de responder Tunico da Vila, concordando que o pai dele merece respeito. “Tunico, seu pai merece todo o respeito do mundo. E tem o meu. Expresso nos textos, nas perguntas, na escolha da bancada, toda de jornalistas que conhecem a história dele. Um abraço”. A resposta do filho de Martinho da Vila também veio:

“Não quero seu abraço…. Quero respeito com o meu pai e a todos os Negros e Negras que fazem o Movimento Negro, cultural e religioso acontecerem no nosso país….. Não quero o seu abraço…. Fica na Fé”. Veja a sequência de tuítes:

Internautas detonam Vera Magalhães

O nome da jornalista e do cantor ficaram entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta terça-feira (17), com internautas debatendo sobre a pergunta da entrevistadora. “Todo mundo indo dormir atravessado com a Vera Magalhães e sua pergunta absolutamente desrespeitosa”, comentou a pesquisadora Winnie Bueno, na madrugada de hoje.

“A Vera Magalhães não quis fazer pergunta desagradável para o Sérgio Moro mas achou ok fazer para o Martinho da Vila. Podia ter perguntado para o ex-ministro sobre a infiltração das milícias no Palácio do Planalto e no Ministério da Justiça”, opinou uma outra pessoa. Confira um pouco da repercussão:

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!