VÍDEO: Natural do Rio Grande do Sul, Gisele Bündchen se emociona ao falar sobre tragédia no estado

A modelo pediu doações para as vítimas da tragédia (Gustavo Mansur/Palácio Piratini + Reprodução/Instagram)

Natural de Horizontina, no Rio Grande do Sul, Gisele Bündchen usou as redes sociais nesta quarta-feira (8) para falar sobre a tragédia que atinge o estado. A modelo se emocionou ao pedir ajuda para as pessoas afetadas pelas enchentes.

“O meu estado natal, o Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, teve a pior tragédia de sua história. Fortes chuvas inundaram cidades inteiras na maior parte do estado, não é só uma ou duas cidades. São mais de 350 cidades afetadas”, começou, em inglês.

“As pessoas não estão apenas perdendo suas casas, seus empregos, elas estão perdendo tudo e há muitos ainda a serem resgatados. Ninguém estava pronto para tal devastação”, lamentou.

As palavras de Gisele foram acompanhadas de imagens do estado desolado pelas chuvas. Ela explicou a gravidade da situação. “Cidades estão isoladas, estradas e pontes destruídas. As pessoas estão sem eletricidade, sem água limpa pra beber e muitos foram separados de seus entes queridos”.

“E o mais triste é que muitas vidas foram perdidas. É doloroso, de partir o coração. Então, por favor, junte-se a mim na tentativa de ajudar. Faça doações e ajude da maneira que você puder. Muito obrigada”, pediu Gisele.

Como doar?

A situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul tem mobilizado uma rede de solidariedade em todo o país. Em Belo Horizonte, há vários postos de coleta de doações que serão levadas ao estado.

Para facilitar as doações financeiras, o governo do Rio Grande do Sul ativou a chave Pix (CNPJ) 92.958.800/0001-38, que recebe qualquer quantia em dinheiro.

Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Em Belo Horizonte, também há pontos de coleta de mantimentos, roupas e produtos de higiene pessoal. Veja os endereços abaixo:

Aeroporto da Pampulha

O Aeroporto da Pampulha começou a receber doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul a partir desse domingo (5). A unidade está recebendo alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal que serão doados às pessoas desabrigadas e desalojadas por causa das fortes chuvas do estado.

As pessoas poderão colocar as doações em um posto de coleta devidamente identificado no terminal de passageiros. Todo o material será encaminhado aos órgãos de defesa e proteção social do Rio Grande do Sul.

Endereço: Praça Bagatelle, 204 – São Luiz, Belo Horizonte

Aeroporto de Confins

O Aeroporto de Confins é outro ponto de coleta de mantimentos. Por lá, podem ser entregues alimentos não perecíveis, roupas, ração para gato e cachorro, cobertores e travesseiros, brinquedos, fraldas, roupas íntimas e absorventes.

Não podem ser doados produtos de limpeza que contenham alvejantes ou corrosivos, produtos inflamáveis como álcool 70%, óleo de cozinha, botijão de gás, lamparinas ou velas.

Endereço: LMG-800, nº 76 – Confins

Servas

Em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais, o Servas está arrecadando cobertores, água, produtos de higiene e limpeza, além de doações via Pix, pela chave: [email protected].

Endereço: Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários. Aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Petz

As unidades da loja de produtos para animais de estimação Petz em Belo Horizonte também estão recolhendo mantimentos a serem entregues à população do Rio Grande do Sul.

Endereços: Av. Nossa Sra. do Carmo, 1448 – São Pedro e Av. Professor Magalhães Penido, 1000 – Liberdade.

PUC Minas

A PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), por meio da Pastoral Universitária, está realizando campanha para ajudar os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Lá, é possível doar roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza. As doações podem ser entregues a partir desta terça (7), no Centro de Espiritualidade dos campi e unidades.

Na PUC Minas Praça da Liberdade as doações deverão ser entregues diretamente na Pastoral da unidade, sala 414 do prédio 3 – PIC.

Endereços:

PUC Minas campus Coração Eucarístico – Av. Trinta e Um de Março – Coração Eucarístico, Belo Horizonte

PUC Minas São Gabriel – Rua Walter Ianni, 255 – São Gabriel, Belo Horizonte

PUC Minas Praça da Liberdade – Av. Brasil, 2023 – Funcionários

PUC Minas Barreiro – Av. Afonso Vaz de Melo, 1200 – Barreiro

PUC Minas Betim – R. do Rosário, 1081 – Angola, Betim

Mascate Runeria

A Mascate Runeria, bar localizado no bairro Floresta, na região Leste de Belo Horizonte, também está arrecadando mantimentos para a população do Rio Grande do Sul.

O estabelecimento recebe doações durante todo o horário de funcionamento da unidade: de segunda à sexta 11h às 15h e aos fins de semana e feriados das 12h às 15h. À noite, de quarta a domingo, o bar abre das 18h às 2h.

Endereço: Av. do Contorno, 1790, Floresta

Veja mais pontos de coleta na matéria do Portal BHAZ.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!