TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

PBH abre concurso com 112 vagas para professor da rede municipal; saiba mais

16/06/2026 às 09h16
pessoas sentadas fazendo uma prova, ilustrando o concurso para professores da rede municipal
Ao todo, serão abertas 112 vagas (Reprodução/Agência Brasil)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou, nesta segunda-feira (15), o edital de um concurso público para professor da rede municipal. Ao todo serão 112 vagas, com atuação nos anos iniciais do ensino fundamental e também em disciplinas específicas.

As vagas estão distribuídas entre professor dos 1º e 2º ciclos (36), matemática (36), educação física (16), geografia (12) e inglês (12). A jornada de trabalho será de 22 horas e 30 minutos por semana, com salário de R$ 3.660,96, além de auxílio alimentação diário no valor de R$ 18,75.

Diferente de outros concursos recentes do município, a seleção terá apenas uma etapa. A classificação dos candidatos será baseada no desempenho na Prova Nacional Docente (PND) 2026, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para concorrer, será obrigatório se inscrever também na avaliação nacional.

O edital prevê reserva de vagas: 10% para pessoas com deficiência e 20% para candidatos pretos e pardos. Segundo a secretária municipal de Educação, Natália Araújo, o objetivo é ampliar e fortalecer o quadro de profissionais da rede pública.

“Mais do que preencher cargos, estamos investindo nos profissionais e fortalecendo a educação pública municipal”, afirmou.

As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas pela internet entre 21 de dezembro de 2026 e 19 de janeiro de 2027. O link para cadastro ainda será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Nomeações

Além da abertura do concurso, a PBH publicou no último sábado (13) a nomeação de 100 aprovados em seleções anteriores para diferentes áreas da administração.

Desse total, 86 profissionais serão destinados à rede municipal de ensino. Os convocados têm até 20 dias corridos, a partir do primeiro dia útil após a publicação, para apresentar a documentação e assumir os cargos.

Raul Costa

Graduando em Jornalismo pela UFMG e estagiário no BHAZ. Gosto jornalismo cultural, cultura pop e tudo que envolve contar boas histórias.

Raul Costa

Email: [email protected]

Estagiário do BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ