Belo Horizonte bate novo recorde de ocupação de UTIs para Covid-19

Hospital BH
Recorde foi batido pelo terceiro dia consecutivo (Amanda Dias/BHAZ)

No mesmo dia em que Minas Gerais registrou o maior número de pessoas infectadas pela Covid-19 em 24 horas (leia aqui), Belo Horizonte bateu o recorde de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da doença, pelo terceiro dia consecutivo, nesta quarta-feira (6).

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) hoje, 86,1% dos leitos de UTI de Covid-19 estão ocupados, no nível vermelho de alerta, enquanto a ocupação dos leitos de enfermaria para a doença está em 63,9%.

A nova taxa de ocupação de UTIs supera o recorde anterior registrado ontem (5), de 83,5%. Já na segunda-feira (4), o número registrado também havia sido o maior desde então, com 80,5% de ocupação. Ainda hoje, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou um novo fechamento do comércio na capital.

Hoje, BH tem 65.848 casos confirmados de Covid-19 e 1.915 pessoas já morreram em decorrência da doença. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico da PBH, 3.637 casos estão em acompanhamento e 60.296 pessoas se curaram da doença causada pelo novo coronavírus.

indicadores monitoramento covid
Ocupação de UTI bateu recorde pelo terceiro dia consecutivo (Reprodução/PBH)

Comércio fechado

Para conter o avanço da Covid-19, o prefeito Alexandre Kalil decretou o fechamento do comércio em Belo Horizonte. Em vídeo publicado nesta tarde, o prefeito afirma que um decreto oficializando a decisão será publicado na sexta-feira (8).

“Eu vim aqui hoje pra falar para a população de Belo Horizonte que nós chegamos no limite da Covid-19. Nós avisamos, nós tentamos avisar, que seria um perigo, tentamos manter quase 10 dias mais a cidade aberta, quando os números não eram tão perigosos”, disse Kalil em um trecho. Ele ainda disse que o anúncio de hoje é para que os comerciantes possam estar preparados. Veja abaixo:

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!