Começa nesta sexta-feira (17) em Belo Horizonte a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente para idosos com 63 e 64 anos, além de gestantes e puérperas. A vacinação acontece em 143 centros de saúde, duas instituições de ensino de BH e no drive-thru instalado no Boulevard Shopping.
O imunizante bivalente aumenta a proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante ômicron. Para receber a dose da vacina bivalente, é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo – ou seja, duas doses das vacinas “comuns”, as monovalentes. Além disso, também é preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de vacina contra a Covid recebida.
A ampliação do grupo a ser vacinado segue o calendário indicado pelo Ministério da Saúde, conforme esclarece a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).
Pontos de vacinação
Além dos 143 centros de saúde, a vacinação também acontece na Faculdade UNA (Regional Centro-Sul) e no Centro Universitário Uni-BH (Regional Oeste). Também é possível receber a vacina bivalente no drive-thru instalado no estacionamento G2 do Shopping Boulevard (entrada pela rua Otaviano Almeida).
Os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis no site.
Vale reforçar que a imunização com a vacina bivalente não é realizada nos centros de saúde onde é feita a vacinação infantil. São eles:
- Centro de Saúde Barreiro de Cima (Barreiro)
- Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida (Centro-Sul)
- Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes (Leste)
- Centro de Saúde São Paulo (Nordeste)
- Centro de Saúde Carlos Prates (Noroeste)
- Centro de Saúde Aarão Reis (Norte)
- Centro de Saúde Betânia (Oeste)
- Centro de Saúde Dom Orione (Pampulha)
- Centro de Saúde Paraúna (Venda Nova)
Os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis on-line.
O que levar?
Para a vacinação, é imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas.
A pessoa que for se vacinar também não pode ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Para as gestantes não há exigência de exames para a comprovação da gravidez, basta que a mulher afirme a situação gestacional para ser imunizada.
As puérperas devem apresentar um documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Com PBH