Covid: BH começa a distribuir vacina bivalente para gestantes, puérperas e idosos de 63 e 64 anos

vacina bivalente
Imunizante será distribuído em 146 pontos da capital mineira (Amira Hissa/PBH)

Começa nesta sexta-feira (17) em Belo Horizonte a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente para idosos com 63 e 64 anos, além de gestantes e puérperas. A vacinação acontece em 143 centros de saúde, duas instituições de ensino de BH e no drive-thru instalado no Boulevard Shopping.

O imunizante bivalente aumenta a proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante ômicron. Para receber a dose da vacina bivalente, é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo – ou seja, duas doses das vacinas “comuns”, as monovalentes. Além disso, também é preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de vacina contra a Covid recebida.

A ampliação do grupo a ser vacinado segue o calendário indicado pelo Ministério da Saúde, conforme esclarece a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

Pontos de vacinação

Além dos 143 centros de saúde, a vacinação também acontece na Faculdade UNA (Regional Centro-Sul) e no Centro Universitário Uni-BH (Regional Oeste). Também é possível receber a vacina bivalente no drive-thru instalado no estacionamento G2 do Shopping Boulevard (entrada pela rua Otaviano Almeida).

Os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis no site.

Vale reforçar que a imunização com a vacina bivalente não é realizada nos centros de saúde onde é feita a vacinação infantil. São eles:

  • Centro de Saúde Barreiro de Cima (Barreiro)
  • Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida (Centro-Sul)
  • Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes (Leste)
  • Centro de Saúde São Paulo (Nordeste)
  • Centro de Saúde Carlos Prates (Noroeste)
  • Centro de Saúde Aarão Reis (Norte)
  • Centro de Saúde Betânia (Oeste)
  • Centro de Saúde Dom Orione (Pampulha)
  • Centro de Saúde Paraúna (Venda Nova)

Os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis on-line.

O que levar?

Para a vacinação, é imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas.

A pessoa que for se vacinar também não pode ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Para as gestantes não há exigência de exames para a comprovação da gravidez, basta que a mulher afirme a situação gestacional para ser imunizada.

As puérperas devem apresentar um documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Com PBH

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!