BH tem 72% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados: ‘Epidemia está em evolução’, alerta infectologista

Infectologista disse que PBH tem abertura de novos leitos planejada
Infectologista disse que PBH tem abertura de novos leitos planejada (Divulgação/PBH)

A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar a Covid-19 chegou a 72% em Belo Horizonte. O número, segundo especialista, reforça a necessidade das pessoas seguirem as orientações das autoridades de saúde e ficarem em casa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a capital mineira tem 220 leitos de UTI para o novo coronavírus e 72% deles estão ocupados. O balanço é referente ao domingo (7).

A cidade tem, até esta segunda-feira (8), 2.514 casos confirmados e 59 óbitos.

“A taxa de ocupação preocupa, pois mostra que a epidemia está em evolução na cidade. As pessoas precisam respeitar as orientações e manter o isolamento social. Ficar mais em casa e seguir o que é exigido”, diz, ao BHAZ, o infectologista Carlos Starling, integrante do Comitê de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19.

Já os leitos de enfermaria para o novo coronavírus estão operando com 53% de ocupação. São 647 no total.

Expansão

Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia, que BH registra um número alto de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19. Starling afirma que, apesar do número assustar, há um planejamento para abertura de mais leitos.

“Belo Horizonte tem um planejamento de abrir mais leitos. Isso fará com que este percentual caia para até 50% e ficaremos em um nível confortável. O Jackson Machado, secretário municipal de saúde, tem todo o planejamento. Existe um estoque de leitos para expansão”, conclui.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!