Contagem divulga cronograma de volta às aulas presenciais; veja datas

escola alunos
Retorno será gradual e híbrido (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

As aulas presenciais já têm datas para serem retomadas em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Decreto publicado no DOC (Diário Oficial de Contagem), nessa terça-feira (6), prevê para 2 de agosto o retorno da Educação Infantil. A cidade terá o retorno de forma gradual e facultativa.

O cronograma divulgado pela Prefeitura de Contagem esclarece que professores, corpo pedagógico e administrativo vão organizar as atividades a partir de 2 de agosto. Os alunos de 4 e 5 anos vão retornar no dia 9, enquanto as crianças de 0 a 3 anos somente no dia 23.

“Em Contagem será adotado o modelo híbrido para o retorno das atividades presenciais, de forma gradual, facultativa às famílias e iniciando pela Educação Infantil”, informou o Executivo municipal.

As instruções publicadas no decreto são válidas tanto para as escolas da rede pública quanto para a rede privada de ensino. No caso das escolas privadas foi publicada uma Instrução Normativa com orientações para o retorno gradual e progressivo das atividades pedagógicas presenciais nas escolas que ofertam a Educação Infantil.

Etapas

Se em agosto acontecerá a retomada da Educação Infantil, em setembro será a vez do Ensino Fundamental. O retorno dos estudantes dos anos iniciais está marcado para 8 de setembro, já aqueles dos anos finais e do Ensino Médio retornam às salas de aula a partir do dia 22. Veja o cronograma completo:

  • 1ª etapa – 2 de agosto – Retorno da equipe escolar de forma gradual, para planejar as atividades pedagógicas (em formato híbrido) na Educação Básica
  • 2ª etapa – 9 de agosto – Retorno presencial da Educação Infantil – 4 e 5 anos
  • 3ª etapa – 23 de agosto – Retorno presencial da Educação Infantil – 0 e 3 anos
  • 4ª etapa – 8 de setembro – Retorno presencial do Ensino Fundamental – Anos iniciais
  • 5ª etapa – 22 de setembro – Retorno presencial do Ensino Fundamental – Anos finais e Ensino Médio

As datas informadas podem sofrer alterações, já que os indicadores sanitários da pandemia de Covid-19 podem se modificar e a doença se agravar na cidade da Grande BH. Dados do Boletim apontam 40.205 casos confirmados e 1.719 mortes. Os leitos de UTI estão com 59% de ocupação – nível amarelo – e a enfermaria 40% – nível verde.

Caso na Justiça

A volta às aulas presenciais em Contagem chegou a parar na Justiça. O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) entrou com uma ação pedindo a retomada das atividades. Na época foi alegado “falta de assertividade dos gestores públicos” do município para resolver a questão.

A prefeitura, por sua vez, disse que estava empenhada para garantir o retorno. No fim de junho, foi anunciado a volta às aulas em agosto. Ontem aconteceu o detalhamento das datas.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!