Covid-19: Manifestantes voltam a pedir reabertura do comércio em BH

manifestação bh comércios
Manifestação teve aulão fitness na porta da prefeitura (Reprodução/@Petrovarius/Twitter)

Belo Horizonte teve, nesta segunda-feira (18), mais uma manifestação contra o fechamento do comércio durante a pandemia do novo coronavírus. Manifestantes se concentraram na porta da prefeitura, no Centro da capital mineira, pedindo que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) permita o funcionamento de todos os setores. O ato de hoje teve menos participação do que o realizado na segunda passada (11).

A chegada da vacina contra o novo coronavírus aumentou a confiança dos comerciantes, conforme conta Marcus Hofman, presidente do Gare (Grupo de Academias Responsáveis e Éticas) ao BHAZ. “Pedimos a reabertura de todo o comércio de forma imediata. Com o início da vacinação, isso será algo a nosso favor e aumenta a confiança de que as coisas possam voltar”.

Conforme anunciado, a manifestação contou com um aulão fitness na porta da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Um instrutor deu orientações sobre como executar os exercícios para aqueles que manifestaram interesse. “Trabalho é essencial, escola é essencial. Kalil a culpa é sua”, dizia um homem enquanto os manifestantes faziam a coreografia de Letícia, de Zé Vaqueiro.

Participação menor

Ao contrário da manifestação da semana passada, a de hoje, segundo Hofman, foi “mais vazia”. “Tivemos participação menor. As pessoas não abraçaram tanto como a primeira. Muita gente ficou com medo por causa de Manaus e isso fez dar uma esfriada. Acontece”, conta.

O colapso no sistema de saúde de Manaus pode impactar na continuidade do fechamento do comércio não essencial na capital mineira, na visão do presidente do Gare. “Acho que pode afetar, mas estamos confiantes com a vacina, apesar de não sabermos os efeitos práticos do imunizante. De qualquer forma, a confiança aumenta”.

A “confiança” na vacina se dá para evitar novos fechamentos de academias. “A situação está apertada e as empresas quebrando. Tem academias que estão reavaliando se vão conseguir reabrir, quando permitido, ou se vão fechar em definitivo. O cenário é péssimo”, finaliza.

Pandemia em BH

O último Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH indica que 75.394 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, enquanto 2.037 morreram. O número de recuperados chegou a 66.983 e o de pacientes em acompanhamento está em 6.374.

Os indicadores utilizados pelo Executivo municipal para avaliar a pandemia na capital mineira apontam:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 1,09 – nível amarelo
  • Ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19 – 83,4% – nível vermelho
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 69,3% – nível amarelo

O boletim pode ser lido clicando aqui.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!