‘É proibido usar máscara no Planalto’, diz Bolsonaro em encontro com forrozeiros

bolsonaro
Fala aconteceu durante live nas redes sociais (Reprodução/Jair Messias Bolsonaro/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que é “proibido” usar máscara no Palácio do Planalto. A declaração foi dada durante encontro com forrozeiros nessa segunda-feira (13). A máscara é acessório indispensável no combate ao novo coronavírus, que já matou mais de 616 mil brasileiros.

“Ô Bolsonaro, você é nota mil. É o melhor presidente da história do Brasil”, cantavam os forrozeiros. “Hoje é aniversário do nosso rei o Gonzagão e estou aqui para abraçar nosso capitão”. O Dia Nacional do Forró é uma homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Após os músicos cantarem, todos aplaudiram e comemoram. “Viva o forró. Aqui é proibido máscara”, disse Bolsonaro. A gravação estava sendo transmitida pelas redes sociais e o presidente disparou: “Filma mesmo”.

Os apoiadores despediram de Bolsonaro e o parabenizaram pela gestão. “Vamos deixar o presidente trabalhar”, disseram. No encontro estavam os ministros do Turismo, Gilson Machado, e da Saúde, Marcelo Queiroga.

Covid-19

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 22,1 milhões de casos confirmados e 616,8 mil mortes registradas pela doença. O levantamento foi divulgado pela pasta na noite de ontem.

Para conter o avanço da doença, a máscara de proteção segue sendo recomendada pelos especialistas, principalmente com a variante ômicron. Apesar disso, o presidente Bolsonaro permanece contrariando as recomendações sanitárias.

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 4,4 milhões de casos e 154,6 mil óbitos. Em seguida estão:

  • Minas Gerais – 2,2 milhões de casos e 56,4 mil óbitos
  • Paraná – 1,5 milhão casos e 40,8 mil óbitos
  • Rio Grande do Sul – 1,4 milhão de casos e 36,2 mil óbitos

Ômicron

O Ministério da Saúde também divulgou nesta segunda-feira o número de casos confirmados e em investigação da variante ômicron do novo coronavírus.

Segundo a pasta, há 11 casos confirmados da nova variante, sendo cinco em São Paulo, dois no Distrito Federal, dois em Goiás e dois no Rio Grande do Sul. Os casos em investigação totalizam seis, sendo dois em Goiás e quatro em Minas Gerais.

Com Agência Brasil

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!