Kalil anuncia ausência na própria posse e diz que filho pegou Covid-19

alexandre kalil
Prefeito não vai comparecer na diplomação e posse (Amanda Dias/BHAZ)

Após ser reeleito prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), descartou a presença nas cerimônias de diplomação e posse. A razão é a prevenção contra o novo coronavírus. O chefe do Executivo municipal fez o anúncio durante coletiva na prefeitura, nesta sexta-feira (18), e revelou que um dos filhos testou positivo para a doença. A capital mineira tem 58.787 casos confirmados de Covid-19 e 1.773 mortes.

“Hoje tem diplomação de prefeito [e vereadores] no Palácio das Artes e eu não vou. Já comuniquei ao desembargador [Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE-MG]. Tem [a posse] no dia 1º de janeiro e eu não vou. Quero completar o meu mandato. Temos que ter responsabilidade. O poder púbico já enterrou quase R$ 400 milhões em ajuda. Agora não é com o poder público, é com a população”, afirmou Kalil.

Na coletiva onde foi anunciada nova flexibilização nos horários de funcionamento dos comércios de rua e dos shoppings, Kalil voltou a pedir que os cuidados sejam redobrados pela população. “Dobrou o número de crianças internadas por causa do corona. Crianças. Nós tivemos o óbito de um garoto de 27 anos sem nenhuma comorbidade”.

Na sequência o prefeito contou que o novo coronavírus chegou até a família dele. “O meu filho está doente e isolado, mas não é porque ele foi pra balada. É porque ele é médico. Está chegando a este ponto. Eu sei que Deus vai me proteger e não vai acontecer nada com ele. Meu filho está isolado da mulher e das filhas. Eu não estive com ele, então não tenho risco de estar doente”.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!