PBH admite medo de explosão de casos de Covid-19 e assume risco com nova flexibilização

explosao casos bh pbh coronavirus covid-19
PBH admite temer uma explosão de casos na capital mineira (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) admitiu nesta sexta-feira (5), logo após anunciar nova flexibilização do comércio (leia aqui), que teme por um explosão de casos na cidade. A gestão reconheceu, ainda, que assume um risco ao liberar novos segmentos e que aproveitou uma “folguinha” no número de leitos disponíveis para tomar tal decisão.

“Um dos motivos que nos levou a limitar esta fase foi o receio da explosão. Estamos com medo. Não sabemos o que vai acontecer. Como temos uma folguinha no número de leitos de UTI e enfermaria – e a velocidade de disseminação do vírus diminuiu na semana passada para esta -, achamos que vale a pena colocar essas pessoas para trabalhar”, afirmou o secretário de Saúde de BH, Jackson Machado.

Segundo o secretário, que também coordena o grupo de trabalho responsável por definir a reabertura gradual do comércio de BH, a cidade possui hoje uma ocupação de 64% dos leitos de UTI e de 49% dos leitos de enfermaria. Por isso, decidiu correr o risco em liberar novos segmentos do comércio.

Sistema de saúde de BH está sob controle, segundo a PBH (Amanda Dias/BHAZ)

“São pessoas que estão passando dificuldades. A gente tem esta sensibilidade. Optamos por correr o risco. Ao menor sinal de que vai explodir, podemos voltar atrás”, afirmou.

Gangorra

A PBH adotou medida chamada de “flexibilização intermitente” como estratégia para reativar o comércio da cidade durante a quarentena. A ação funciona como uma gangorra: caso os números de contaminação da capital melhorem, a flexibilização aumenta; se piorar, fecha tudo novamente (leia mais aqui).

Toda sexta-feira, a gestão vai anunciar quais segmentos do comércio poderão abrir na semana seguinte. Em três anúncios, a PBH liberou duas ondas e travou essa flexibilização em uma oportunidade, na sexta-feira passada.

Nova flexibilização

A partir da semana que vem, nova onda de flexibilização entrará em vigor – ao todo, 92% dos empregos da cidade serã reativados, conforme a PBH. Na lista dos segmentos liberados, estão calçados, artigos esportivos, decoração, plantas, tabacaria, dentre outros. Confira a relação:

  • Artigos usados
  • Artigos esportivos, de camping e afins
  • Calçados
  • Artigos de viagem
  • Artigos de joalheria
  • Souvenirs, bijuterias e artesanatos
  • Plantas, flores e artigos para animais (exceto comércio de animais vivos)
  • Bebidas (sem consumo no local)
  • Instrumentos musicais e acessórios
  • Objetos de arte e decoração
  • Tabacaria, Armamentos, Lubrificantes

Importante ressaltar que todos os comércios liberados anteriormente continuam com a permissão para funcionar. Estão nesse grupo os considerados essenciais, que desde o princípio podem funcionar; e os que compuseram a chamada primeira onda de flexibilização.

Os segmentos dessa primeira onda são:

DOM/Reprodução

Os considerados essenciais são:

DOM/Reprodução

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!