Zema sanciona lei que assegura vacinação gratuita contra o coronavírus

Romeu Zema vacina
Lei garante vacinação contra o novo coronavírus (Gil Leonardi/Imprensa MG + Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou a lei que garante o acesso da população mineira à vacina contra o novo coronavírus. O imunizante será gratuito e facultativo, ou seja, a pessoa não será obrigada a tomá-lo. A imunização vai começar quando houver aprovação por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Minas tem 571.657 casos confirmados e 12.366 mortes.

De acordo com a lei 23.787, publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta sexta-feira (8), os idosos, profissionais de saúde, quilombolas, indígenas, acautelados, servidores públicos que tenham contato com o povo e outros grupos de risco terão prioridade na vacinação. O Governo de Minas vai incluir o imunizante contra a Covid-19 no calendário de vacinação do programa estadual.

Apesar da população ter o acesso garantido, a vacina não será obrigatória. Desta forma, caberá ao cidadão escolher se vai desejar ou não se imunizar contra o novo coronavírus que já matou mais de 200 mil pessoas em todo o Brasil. O governo do estado já adquiriu 50 milhões de seringas para agilizar o processo de vacinação. A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) disse que mais de 19 milhões já estão em território mineiro.

lei vacina covid
Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (Reprodução/DOE)

Vacina próxima

A Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, teve uma eficácia de 78% em casos leves da doença. Já os casos moderados e mortes foram completamente evitados. O instituto apresentou os dados à Anvisa e solicitou o registro emergencial da vacina. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que um contrato foi assinado para comprar 100 milhões de dose.

O responsável pela pasta informou que, segundo o contrato, 46 milhões de dose serão entregues até abril. Os outros 54 milhões serão repassados no decorrer do ano ao governo federal. Nessa quinta-feira o Brasil alcançou a marca trágica de 200 mil mortes provocada pelo novo coronavírus.

Reforce a proteção contra o vírus

Enquanto a vacina não chega, a SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!