Aplaudido de pé, tenista francês Tsonga se emociona em despedida das quadras e recebe homenagens

tsonga tênis jogador
O francês chegou a ser o 5º melhor jogador de tênis do mundo (Reprodução/Twitter/@rolandgarros)

Diante de aplausos do público e homenagens, o tenista francês Jo-Wilfried Tsonga se aposentou hoje (24) aos 37 anos, após a derrota para o norueguês Casper Ruud, em partida da primeira rodada do torneio Roland Garros. Esse foi o jogo de número 1002 na carreira do francês. No início de abril, Tsonga havia anunciado que sua aposentadoria viria após a participação no campeonato.

Ao longo de mais de 20 anos de carreira no tênis, ele venceu 18 torneios ATP e já foi o 5º melhor jogador do mundo. Porém, o francês tem um histórico de lesões, que foram cruciais para a interrupção de sua carreira. “Passei todos os dias dos últimos sete anos me perguntando: ‘Por que estou fazendo isso? Por que estou me machucando assim? Há uma razão para fazer tanto esforço?'”, disse no anúncio de sua interrupção.

Emoção

Após quase quatro horas de duelo, Ruud, número 8 do ranking da ATP, venceu Tsonga por 3 sets a 1, com parciais de 6-7 (6/8), 7-6 (7/4), 6-2 e 7-6 (7/0). Ao longo de toda a partida, o francês recebeu grande apoio do público, que o aplaudiu ainda mais logo antes do último ponto do jogo. Após o encerramento do duelo, ele também beijou o chão da quadra, visivelmente emocionado.

Um dos maiores tenistas franceses deste século, Tsonga recebeu uma homenagem de Gilles Moretton, presidente da Federação Francesa de Tênis (FFT), e de Amélie Mauresmo, diretora de Roland Garros. Muitas pessoas também o cumprimentaram após o jogo, assista:

Carreira

Tsonga venceu os Masters 1000 de Paris-Bercy (2008) e Canadá (2014). Ele também foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Londres 2012 e conquistou a Copa Davis com a França em 2017. Além disso, foi finalista no Aberto da Austrália (2008) e semifinalista em Roland Garros (2013 e 2015) e Wimbledon (2011 e 2012).

Ele também recebeu um vídeo com homenagens de amigos tenistas, como Andy Murray e Rafael Nadal. Confira abaixo:

‘Merecido’

Nas redes sociais, diversos fãs de tênis comentaram a aposentadoria do jogador. “Emocionante essa despedida das quadras do Tsonga, chorei com as homenagens”, escreveu uma usuária. “Aplaudido de pé, de arrepiar”, postou uma página. Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!