Tenista Ash Barty, número 1 do ranking mundial, anuncia aposentadoria aos 25 anos

ash barty numero 1 do mundo troféu
A australiana soma mais de dez títulos importantes na carreira (Reprodução/Instagram/@ashbarty)

A tenista australiana Ashleigh “Ash” Barty, atual número 1 do mundo e que venceu 3 torneios importantes nos últimos 3 anos, anunciou sua aposentadoria do tênis profissional. Por meio de um vídeo postado em seu Instagram pessoal, a atleta de 25 anos falou sobre a decisão (veja abaixo). “Hoje é um dia difícil e cheio de emoção para mim, pois anuncio minha aposentadoria do tênis”, diz o início da legenda do post.

“Estou muito agradecida por tudo que este esporte me deu e saio orgulhosa e realizada. Obrigada a todos que me apoiaram ao longo do caminho, sempre serei grata pelas memórias ao longo da vida que criamos juntos”, escreveu.

‘Pressentimento’ de Ash Barty

Ash Barty teve ajuda da ex-tenista australiana Casey Dellacqua, que conversou com ela durante o vídeo. A australiana afirmou que pensa na aposentadoria há muito tempo e teve um “pressentimento” após a vitória do Aberto da Austrália no início de 2022. Segundo ela, a conquista de Wimbledon no ano passado foi seu “único sonho verdadeiro” que queria no esporte.

Para Ash, os triunfos importantes representaram a “maneira perfeita de celebrar a jornada incrível” no tênis. “Como pessoa, é isso que eu quero. Quero correr atrás de outros sonhos que sempre quis realizar”, disse.

“Eu sei quanto trabalho é preciso para tirar o melhor de si mesmo. Eu não tenho mais isso em mim”, confessou. Segundo ela, o cansaço estava a atrapalhando de continuar no esporte. “Não tenho mais o impulso físico, o desejo emocional e tudo o que é preciso para se desafiar no nível mais alto. Estou exausta”, afirmou Ash.

Em janeiro, Barty foi campeã do Australian Open (Reprodução/Instagram/@ashbarty)

Associação reage

Por meio de seu presidente e CEO, Steve Simon, a Associação de Tênis Feminino (WTA) falou sobre a aposentadoria de Ash Barty e agradeceu o empenho da australiana no esporte.

“Com suas vitórias nos Grand Slams, finais da WTA e alcançando o topo do ranking, ela se estabeleceu claramente como uma das grandes campeãs da WTA”, exaltou ele.

Segundo o presidente, a ausência da número 1 do mundo será sentida. “Nós desejamos a Ash apenas o melhor e sabemos que ela vai continuar sendo uma tremenda embaixadora do esporte do tênis, enquanto embarca neste novo capítulo da vida. Sentiremos sua falta”, finalizou Simon.

Confira o post da WTA, no qual a associação agradece “a incrível marca que Ash deixou na quadra, fora dela e nos nossos corações”:

Carreira

Ao longo de sua carreira profissional iniciada em 2010, Barty saiu vencedora em 15 títulos de simples e 12 títulos de duplas no WTA Tour. Entre 2014 e 2016, Ash Barty decidiu dar uma pausa do esporte. A jovem veio em ascensão desde o ano de 2017, tendo vencido 25 dos seus últimos 26 duelos no tênis.

Segundo a WTA, ela passou um total de 121 semanas como número 1 do ranking. Foi o 7º maior recorde da história, atrás apenas das atletas Steffi Graf (377), Martina Navratilova (332), Serena Williams (319), Chris Evert (260), Martina Hingis (209) and Monica Seles (178).

Dos 4 Grand Slams – os principais torneios anuais do tênis mundial – Ash Barty ganhou 3 na categoria individual: Wimbledon, Australian Open e Roland Garros. Ela levou o troféu do US Open na categoria de duplas. Além dela, a belga Justine Henin também se aposentou como a número 1 do mundo, em 2008.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!