Após alegar exceção, Djokovic pode ser barrado do Aberto da Austrália por não confirmar vacina

novak djokovic
Djokovic ainda não confirmou se foi imunizado contra a Covid-19 (Reprodução/Instagram/@djokernole)

Para poder competir no Aberto da Austrália que começa no próximo dia 17, o tenista sérvio Novak Djokovic precisará provar se foi ou não vacinado. Após o atleta afirmar ontem (4) que obteve uma exceção para ir ao evento, Scott Morrison, o primeiro-ministro australiano, reiterou a necessidade da vacina e ressaltou que a exceção deve acontecer em casos mais específicos.

“Se ele não está vacinado, deve apresentar provas aceitáveis de que não pode ser vacinado por razões médicas. Se essa evidência for insuficiente, ele não será tratado de forma diferente a ninguém e estará no próximo avião para casa. Não deve haver regras especiais para Novak Djokovic”, afirmou o político. Nesta

Exceção para Djokovic

O primeiro-ministro interviu após o sérvio divulgar que conseguiu uma suposta exceção que o permitiria entrar no evento na Austrália. “Passei um tempo de qualidade fantástico com pessoas amadas nas férias, e hoje, estou viajando para a Austrália com uma permissão de exceção. Vamos, 2022!”

“Feliz Ano Novo a todos! Desejo a vocês saúde, amor e felicidade em todos os momentos, que vocês possam se sentir amados e respeitados por todos os seres deste maravilhoso planeta”, escreveu o tenista no início da mensagem.

Barrado no aeroporto

Segundo o jornal australiano The Age, o sérvio foi barrado no aeroporto de Melbourne, cidade onde será disputado o torneio. Foi detectado um problema no visto do atleta que foi apresentado por sua equipe. Ele tentou entrar no local com uma modalidade de visto que não permite isenções médicas para não vacinados contra a Covid-19. A situação do tenista segue indefinida.

Além disso, Jaala Pulford, a Ministra do Esporte, afirmou hoje (5) que o governo não irá fornecer apoio individual a Djokovic para a solicitação de visto para participar Aberto da Austrália. Segundo ela, “sempre fomos claros em dois pontos: aprovações de visto são questões do Governo Federal e exceções médicas são questões de médicos.”

Condições para exceção

Para competir no Aberto e não fazer quarentena de 14 dias requerida pela Vitória, todos precisam estar imunizados contra a Covid-19 ou solicitar uma autorização de exceção. A liberação supostamente obtida pelo sérvio foi analisada por especialistas da Tennis Australia (que organiza o torneio) e pelo governo da Vitória. Conforme afirmou o 1º ministro australiano, podem ser necessárias provas aceitáveis de que o atleta não pode ser vacinado por razões médicas.

De acordo com Craig Tiley, chefe-executivo da Tennis Australia, a análise respeitou as normas do Atagi (Grupo Consultivo Técnico Australiano sobre Imunização): “Atagi estabeleceu diretrizes muito claras que devem ser seguidas para que você seja incluído no registro de imunização australiano. Se você for adicionado a esse registro, você será isento de vacinação e pode vir para a Austrália”.

Inscrição no evento

No começo de dezembro do ano passado, o tenista Novak Djokovic havia sido confirmado no torneio, mesmo sem ter dito se foi imunizado. Na época, a Federação Australiana de Tênis negou ter feito exceção para aceitá-lo no evento esportivo que será disputado em Melbourne, no estado da Vitória, a partir do dia 17 deste mês.

Relembre a decisão

Ao final de outubro, Jeroen Weimar, comandante de resposta da Covid-19 do estado da Vitória, afirmou que o torneio permitirá apenas a entrada de pessoas vacinadas. Tenistas como o número 1 do mundo Novak Djokovic se mostraram contra a medida.

Segundo o jornal Sydney Morning Herald, Weimar disse que os outros eventos já feitos em moldes parecidos ressaltam que a medida não será alterada para a competição de tênis. “Não gerencio o Australian Open, mas o torneio será para espectadores e participantes vacinados. Queremos apenas pessoas vacinadas nesses grandes eventos esportivos. Temos experiência fenomenal e tradição aqui de realizar eventos esportivos incríveis e com segurança. Não vamos mudar isso agora”, afirmou.

“Teremos muitas restrições. Gostaria que todos os jogadores se unissem um pouco mais e se implicassem na tomada de decisões. Sinto que não é perguntado nada a nós em absoluto. Não sei se vou jogar o Aberto da Austrália”, criticou Novak Djokovic na época. O sérvio já deu diversas declarações polêmicas durante a pandemia e já promoveu um torneio sem medidas de distanciamento. Na ocasião, ele contraiu Covid-19.

Edição: Vitor Fernandes
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!