Após arremesso de cerveja por torcedor, América é punido com perda de mando de campo e multa

torcida américa mando de campo
O clube informou que vai recorrer da decisão (Mourão Panda/América)

O América perdeu um mando de campo na Série A ao ser punido hoje (26) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em decorrência do arremesso de um copo de cerveja por um torcedor, que atingiu um assistente de arbitragem em campo. O ato ocorreu no empate contra o Fluminense, no último dia 15 de junho, no Independência.

Segundo o STJD, a decisão da Segunda Comissão Disciplinar cabe recurso e deve chegar ao Pleno. O América irá utilizar de seu direito e comunicou que irá recorrer (nota mais abaixo). Nas redes sociais, a torcida também criticou a decisão.

Perda de mando do América

“Informo que aos 12 minutos do primeiro tempo foi arremessado cerveja atingindo o assistente nº 02 Michael Stanislau, vindo da arquibancada onde se encontrava a torcida da equipe América”, diz a súmula escrita pelo árbitro Anderson Daronco.

O alviverde foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e punido com perda de mando de campo e multa de R$ 15 mil. Lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento, invasão de campo ou local do duelo e desordens em sua praça de desporto são as ações citadas no código para esse tipo de pena.

Alê advertido

No processo sobre o mesmo jogo, o meia Alê recebeu uma advertência por ter sido expulso nos primeiros minutos do jogo por golpear o atleta Nino na disputa da bola pelo alto. “Denunciado com base no artigo 254-A do CBJD, o atleta foi apenas advertido e está apto para a sequência da competição”, informou a assessoria do clube.

Alê durante a partida contra o Fluminense (Mourão Panda/América)

América vai recorrer

Por meio de comunicado oficial, o clube mineiro ressaltou que irá recorrer da decisão, uma vez que ela é de primeira instância. Além disso, o América deve seguir mandando jogos com torcida no Independência até o julgamento em segunda instância. Por fim, o Coelho prezou pela melhoria de comportamento dos torcedores, que correm o risco de prejudicar a equipe por causa de atos como esse. Leia a nota completa:

“O América foi punido com a perda de um mando de campo no Campeonato Brasileiro e multa de R$ 15.000 em sessão realizada nesta terça-feira pela 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A decisão é de primeira instância, por isso o Clube irá recorrer.

O Clube foi denunciado no Art. 213, III do CBJD, após o jogo contra o Fluminense, quando alguém que estava do lado da torcida do América arremessou cerveja no árbitro assistente e a ação foi relatada em súmula pelo árbitro. 

O América reforça aos torcedores que é de extrema importância saber se comportar nos jogos e ter responsabilidade para não prejudicar o Clube. Se o autor já tivesse sido identificado e a ocorrência lavrada, provavelmente a punição não seria aplicada.

O Departamento Jurídico do América está recorrendo da decisão e, enquanto não for julgada em segunda instância, o Clube segue com o cronograma de realizar jogos com torcida presente no Independência”.

Repercussão

Nas redes sociais, a torcida do América protestou contra a decisão do STJD. “Não que a atitude esteja correta, mas acontece isso em vários jogos de vários times e não vemos punição”, criticou um internauta. Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!